Nos últimos anos o frete grátis vem se mostrando uma tendência que cresce cada vez mais e que muitas vezes determina a decisão de compra dos clientes. Um bom parceiro logístico pode ajudar a lidar com o desafio de absorver esse custo em um mercado tão competitivo quanto o e-commerce.

Segundo o Webshoppers, relatório da Ebit-Nielsen reconhecido como um dos estudos mais importantes sobre o comércio eletrônico brasileiro, o consumidor toma suas decisões de compra considerando profundamente o valor do frete. Não só isso, em 2020, a parcela dos consumidores que pagou mais caro pela entrega de seus produtos, realizou quase 3 vezes mais reclamações do que os consumidores que compraram com frete grátis. Já em 2021, de acordo com o mesmo estudo, 8 de cada 10 entrevistados declararam que sua promoção preferida era o frete grátis.

Tal comportamento do consumidor vem levando o mercado Brasileiro a adotar essa modalidade de entrega em uma escala cada vez maior. Hoje em dia, aproximadamente metade de todas as compras de e-commerce feitas no país, são com frete grátis. Ou seja, é uma prática que veio para ficar e que traz o grande desafio de absorver os custos do transporte final para o cliente, se mantendo competitivo em um mercado muito disputado.

É possível viabilizar um sistema de entregas sem custos para o cliente sem que isso comprometa as margens de lucro do negócio?  A resposta que muitas empresas estão encontrando para essa questão é a escala. Atender o maior número de clientes possível, no menor prazo possível, para conseguir absorver esses custos com volume de vendas. Para isso, é preciso automatizar processos e se tornar mais eficiente em seu processamento e entrega. Contar com bons parceiros de logística é de grande importância estratégica nesse caminho.

Um bom parceiro logístico pode oferecer uma estrutura dinâmica e personalizada de entregas, com sistemas fracionados de transporte, estoques decentralizados, mais próximos dos consumidores, e entregas expressas, de forma a conseguir equiparar essa velocidade de processamento em volume, com a agilidade da entrega do produto ao cliente final.

Desta forma é possível fazer com que o custo de processamento e transporte por entrega diminua, viabilizando a adoção do frete grátis que tanto atrai o consumidor.

A TRB Transporte e Logística surgiu a partir do dinamismo das entregas expressas. Somos especializados em last mile e possuímos soluções integradas modernas que acompanham o ritmo e a demanda do seu negócio.

Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43 e 44