O frete grátis no e-commerce vem se mostrando uma tendência que cresce cada vez mais, sendo determinante na tomada de decisão de compra dos clientes. Sendo assim, um bom parceiro logístico pode ajudar a lidar com o desafio de absorver esse custo em um mercado tão competitivo quanto o de vendas online.
Frete Grátis no E-commerce
O Webshoppers é um relatório da Ebit-Nielsen reconhecido como um dos estudos mais importantes sobre o comércio eletrônico brasileiro. Segundo ele, o consumidor toma suas decisões de compra considerando o valor do frete. Além disso, em 2020 a parcela dos consumidores que pagou mais caro pela entrega de seus produtos realizou quase 3 vezes mais reclamações do que os consumidores que compraram com frete grátis. Já em 2021, de acordo com o mesmo estudo, 8 de cada 10 entrevistados declararam que sua promoção preferida era o frete grátis.
Tal comportamento do consumidor vem levando o mercado Brasileiro a adotar essa modalidade de entrega em uma escala cada vez maior. Por isso, hoje em dia aproximadamente metade de todas as compras feitas no país, são com frete grátis no e-commerce. Ou seja, é uma prática que vai ficar e que traz o desafio de absorver os custos do transporte final para o cliente, se mantendo competitivo no mercado disputado.
Estratégias para Viabilizar o Frete Grátis
É possível viabilizar um sistema de entregas sem custos para o cliente sem que isso comprometa as margens de lucro do negócio? A resposta que muitas empresas estão encontrando para essa questão é a escala. Atender o maior número de clientes possível, no menor prazo possível, assim consegue absorver os custos de frete com o volume de vendas. Para isso, é preciso automatizar processos e se tornar mais eficiente em seu processamento e entrega. Sem dúvida, contar com bons parceiros de logística é de grande importância estratégica nesse caminho.
Parcerias Logísticas Estratégicas
Um bom parceiro logístico oferece uma estrutura dinâmica e personalizada de entregas. Com sistemas fracionados de transporte, estoques decentralizados mais próximos dos consumidores e entregas expressas. Dessa forma consegue equiparar essa velocidade de processamento em volume, com a agilidade da entrega do produto ao cliente final. Assim é possível fazer com que o custo de processamento e transporte por entrega diminuam, viabilizando a adoção do frete grátis que tanto atrai o consumidor.
A TRB Transporte e Logística surgiu a partir do dinamismo das entregas expressas. Somos especializados em last mile e possuímos soluções integradas modernas que acompanham o ritmo e a demanda do seu negócio.
Fonte: Ebit | Nielsen Webshoppers 43 e 44