Toda empresa que fabrica ou comercializa algum produto, por mais otimizada que seja, precisa lidar com processos de devolução. Esse processo logístico, chamado de logística reversa, é necessário e normalmente traz prejuízos. Entendê-lo melhor e saber conduzi-lo a favor do seu negócio é uma forma de diminuir esses custos.

Mesmo que a empresa possua uma logística impecável, ainda assim não há como evitar que uma pequena parcela dos produtos comercializados seja devolvida. Existem diversos motivos como defeitos, erros de despacho ou insatisfação dos clientes, que se mostram passíveis de acontecer.

Sempre que um determinado produto precisa retornar do cliente para a empresa, temos um processo inverso ao processo logístico de entrega da empresa para o cliente. A esse processo chamamos de logística reversa.

Ter essa estrutura de devolução, seja para reparos em garantia, descarte ou retorno ao estoque é algo necessário para qualquer empresa que produza ou comercialize produtos. Esse processo se torna parte integrante da operação de comercialização e envolve custos que podem anular ou até superar a margem de lucro da venda em si, gerando prejuízos.

Desta forma, implementar um sistema de logística reversa eficiente é extremamente importante no sentido de diminuir custos, mas também, se feito com inteligência, pode até gerar diferenciais importantes para a empresa.Por mais que os processos de devolução sejam dolorosos para qualquer operação, é possível com cuidado e competência, transformá-los de forma que agregue valor ao produto. As empresas de destaque, que se preocupam com sua imagem e utilizam o feedback de seus clientes como ferramenta de trabalho, sabem que um cliente seguro é um caminho aberto para um cliente satisfeito e um cliente satisfeito é um cliente que não apenas retorna, mas também vende a empresa, trazendo novos clientes através de leads orgânicos.

Nessa lógica, o grande segredo da logística reversa se traduz em um termo: Satisfação do Cliente.

Hoje em dia, estabelecer uma relação de confiança com os clientes é um processo de grande importância. Através desse processo se encontra a segurança que a empresa passa ao cliente no caso de algo sair fora do planejado durante o negócio.  Ter um sistema de logística reversa eficiente e claro, que mostre para o cliente que a compra dele está resguardada por uma empresa séria, é um ponto chave para um cliente satisfeito e uma empresa de boa reputação.

Um bom SAC, uma boa rede de assistência, termos de garantia sólidos e uma política de troca e devolução transparente são pontos essenciais, mas todos tem algo em comum, envolvem o processo de retorno do produto aos centros da empresa, ou seja, dependem da logística reversa. Assim, a logística reversa ao invés de um problema, pode ser vista como uma oportunidade de construção de uma relação de fidelidade.

Frequentemente, dado o grau de complexidade que a logística reversa apresenta, as empresas optam por contratar parceiros logísticos especializados que ajudem a reduzir custos e utilizem a logística reversa como uma ferramenta de construção de relacionamento com os clientes.

A TRB é uma empresa que tem como um de seus principais pilares entender os problemas de seus clientes e atendê-los da melhor forma.