Reduzir custos logísticos é algo que muitas empresas visam para se manter firme no mercado. Você sabia que os custos logísticos correspondem a mais de 12% do PIB brasileiro? No âmbito das empresas, os gastos com logística representam 7,6% da receita líquida, considerando custos com transporte, estoque e armazenagem, segundo relatório do ILOS – Especialistas em Logística e Supply Chain.

Principais custos

De acordo com a pesquisa “Perfil dos Operadores Logísticos no Brasil”, realizada pela FDC – Fundação Dom Cabral e pela ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos, os maiores custos apontados pelos Operadores Logísticos participantes, em relação aos seus clientes, são:

  1. Armazenagem de produto acabado;
  2. Distribuição de produtos acabados (última milha);
  3. Armazenagem de matéria-prima;
  4. Transporte de produtos acabado;
  5. Transporte de matéria-prima/insumos.

Além de armazenagem, transportes e distribuição, outras áreas dentro da logística demandam recursos das empresas, como embalagem, automação de processos e treinamento/capacitação dos profissionais do setor.

Mesmo que muitos embarcadores considerem a logística apenas como uma área de apoio, é uma atividade estratégica. Ou seja, eles a veem como mais uma despesa para incluir no custo do produto/serviço. Um planejamento minucioso pode trazer uma grande economia nos custos de logística, proporcionando preços mais baixos para o cliente final.

A falta de planejamento é um grande problema em logística, afinal, tudo envolve processos. Para obter os resultados desejados, é necessário mensurar dados, elaborar estratégias e acompanhar o andamento de todas as atividades em tempo real, utilizando as ferramentas adequadas.

Tenho experiência em todas as áreas logísticas em vários segmentos e posso afirmar que os principais fatores de sucesso são: processo e treinamento. Quando renovamos e reciclamos todo o processo, a chance de erro é mínima. Se não tivermos processos bem desenhados e pessoas capacitadas, os resultados não serão alcançados.

Então, como reduzir custos logísticos, alinhando processos e pessoas? É aí que entram as empresas especializadas em logística. Cada vez mais tem crescido a terceirização dessa área, porque as indústrias têm buscado focar no seu próprio core business e se dedicar a atividades que tragam mais ganhos financeiros.

Reduzir custos logísticos

Mas para escolher bem a parceira logística, as empresas embarcadoras precisam:

  1. Buscar um transportador ou Operador Logístico que tenha conhecimento do seu segmento de atuação;
  2. Verificar sua estrutura e abrangência, a forma de atuação e as ferramentas utilizadas, de forma a garantir a qualidade e o rastreamento dos produtos;
  3. Saber se a empresa está disposta a construir uma parceria duradoura e transparente.

Uma coisa que a pandemia nos ensinou – ainda mais – é que as parcerias são fundamentais. Cada um atuando na sua especialidade e oferecendo seu melhor para o sucesso de todos os envolvidos. E o sucesso, em logística, quer dizer: fazer chegar ao cliente o produto certo, na quantidade correta, no local e tempo corretos, nas condições estabelecidas e ainda pelo menor custo possível.