Os desafios das entregas expressas aumentaram com o boom do e-commerce, assim como as exigências dos consumidores. A velocidade com que se compra qualquer coisa pela internet é proporcional à velocidade com que se espera receber o que foi adquirido.

O movimento por entregas cada vez mais rápidas tem feito o mercado evoluir do “same day delivery” para o “same hour”. Quem sabe, em breve, chegaremos ao “same minute”! Sabia que na China já há entregas em 20 minutos?

Desafio das entregas expressas

De fato, a entrega é questão primordial na experiência de compra, tanto do consumidor final (B2C) quanto das empresas (B2B), que buscam agilidade na aquisição de matéria-prima e outro itens ligados à produção.

Além disso, essa parte da logística contribui para garantir a satisfação do cliente. É aqui que se fideliza. Mas há vários desafios que impactam nesta operação, principalmente porque o modal de transporte mais usado no Brasil é o rodoviário.

Alguns desafios das entregas expressas podem ser contornados, mas também há aqueles que fogem do controle – nada que uma análise preditiva não possa ajudar. Entre eles, estão:

  1. Infraestrutura das vias de transporte;
  2. Trânsito;
  3. Clima;
  4. Ausência de ferramentas de otimização de estoque e rotas;
  5. Falta de segurança (roubos e furtos);
  6. Falta de planejamento;
  7. Gastos com manutenção, peças e combustível;
  8. Pandemia e outras “crises”.

Soluções para Superar os Desafios

Uma solução para os desafios de infraestrutura, trânsito e clima é utilizar ferramentas que monitorem em tempo real a condição das estradas e mostre a previsão do tempo atualizada, oferecendo alternativas para contornar as possíveis dificuldades. No caso da otimização de estoques, um bom WMS integrado a outras soluções é essencial.

Para a questão da falta de segurança, é preciso investir em soluções que garantam a integridade da carga e do motorista, como sistemas de travas e monitoramento, inclusive escolta, dependendo do valor da mercadoria.

De modo geral, para sair-se bem frente a esses desafios, a empresa precisa aplicar a inteligência logística ao longo de toda a cadeia, não apenas no transporte. Isso quer dizer que planejamento é fundamental!

Hoje em dia, há sistemas que registram todo o tipo de informação: dirigibilidade do motorista, uso de combustível, tempo ocioso, manutenção de veículos, entre outros. E tudo isso colabora para reduzir paradas não programadas e otimizar as operações.

Mas lembre-se: não basta apenas o registro, o importante é analisar todos esses dados, gerar relatórios e executar ações que sempre melhorem o nível de serviço.

Aliás, a análise preditiva através da Inteligência Artificial permite prever as ocorrências com antecedência, para que se tome decisões o mais rápido possível. Essa prevenção é extremamente útil para lidar com situações de crise.

Investindo em Processos Inteligentes

A adoção de um programa de gestão de risco bem estruturado, com foco na melhoria contínua também é ponto primordial. Onde estão os gargalos? Como aprimorar os processos?

Vale lembrar que tudo isso só funciona com equipes alinhadas. Aí também entra a tecnologia, pois ferramentas de comunicação simples e intuitivas permitem acelerar todo o processo.

Administrar a cadeia logística, lidando com esses desafios, requer muito conhecimento do mercado. Por isso, uma boa dica é terceirizar a logística com companhias especializadas. Dessa forma, a contratante pode se dedicar às próprias operações, focando no lucro, deixando essa área estratégica nas mãos de quem tem expertise para contornar as dificuldades.

Em momentos de crise, como o que estamos vivendo, fazer parcerias para que cada um atue na sua habilidade é uma atitude inteligente que contribui não só para o sucesso das empresas envolvidas, mas também para toda a cadeia logística.

Processos melhores motivam, engajam e nivelam o mercado para cima. Seja uma companhia comprometida e estude qual é a melhor forma de garantir uma logística de qualidade para suas atividades.

Desafios das entregas expressas com a TRB

Você está buscando soluções inteligentes para os desafios da sua cadeia logística? Conte com a TRB Transporte e Logística para oferecer expertise e eficiência em suas operações. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos impulsionar suas operações logísticas e de transporte.