O estoque descentralizado é hoje a grande tendência na otimização dos transportes é o uso do estoque descentralizado, garantindo confiabilidade de prazos e rapidez de entregas, através de uma rede mais ampla de estocagem.

Desafios dos Grandes Hubs de Processamento

Apesar de ser uma opção válida para diversos cenários, em um país de tamanho continental, como o Brasil, trabalhar exclusivamente com grandes hubs de processamento de produtos pode trazer uma série de contratempos. Entre eles, o aumento de prazo na entrega e a redução na confiabilidade da operação.

Hubs centrais de distribuição implicam em manter todo o produto estocado no mesmo local, em operações de âmbito nacional, e distante dos centros de consumo. Esse distanciamento impacta no tempo de entrega. Além disso, deixa o transporte mais vulnerável às adversidades causadas por eventuais falhas na rede de infraestrutura do país, o que pode acarretar em atrasos.

Estradas sem manutenção, trechos interrompidos, bloqueios, assaltos, são fatores que impactam diretamente na confiabilidade dos prazos assumidos com o cliente. O estoque decentralizado existe para ajudar a mitigar estes imprevistos.

Vantagens da Abordagem de Estoque Descentralizado

A abordagem de estoque decentralizado ataca essas adversidades através de uma rede de centros de armazenagem menores e melhor distribuídos territorialmente, o que permite que os produtos já estejam mais próximos do seu destino e assim percorram uma distância menor do pedido à entrega.

Quanto mais perto um produto já estiver do seu destino, mais rápido ele chegará. Essa é a principal vantagem do estoque decentralizado. Encurtar distâncias, simplificar acessos e agilizar as entregas com maiores garantias.

Através de práticas como estoque descentralizado, carga fracionada e entregas expressas, é possível manter uma quantidade menor de produtos estocada mais perto do seu destino. Essa abordagem permite que os produtos estejam prontos para serem entregues com rapidez e agilidade.

Excelência na Última Milha e Distribuição Nacional com a TRB

A TRB Transporte e Logística opera em todo território nacional, com mais de 30 anos de experiência e diversos centros de armazenagem espalhados pelo país. Além disso, é uma empresa que cresceu a partir do foco em entregas expressas de curta distância e alta capilaridade. Portanto, conta com uma das mais sólidas estruturas de última milha (last mile delivery) do mercado. Entre em contato agora e solicite uma cotação.