O estoque descentralizado é hoje a grande tendência na otimização dos transportes, garantindo confiabilidade de prazos e rapidez de entregas, através de uma rede mais ampla de estocagem.

Apesar de ser uma opção válida para diversos cenários, em um país de tamanho continental, como o Brasil, trabalhar exclusivamente com grandes hubs de processamento de produtos pode trazer uma série de contratempos, entre eles o aumento de prazo na entrega e a redução na confiabilidade da operação.

Hubs centrais de distribuição implicam em manter todo o produto estocado em um único local, muitas vezes, em operações de âmbito nacional, e a grandes distâncias dos centros de consumo. Esse distanciamento, além de impactar no tempo de entrega, deixa o transporte mais vulnerável às adversidades causadas por eventuais falhas na rede de infra-estrutura do país, o que pode acarretar em grandes atrasos.

Estradas sem manutenção, trechos interrompidos, bloqueios, assaltos, são fatores que impactam diretamente na confiabilidade dos prazos assumidos com o cliente. O estoque decentralizado existe para ajudar a mitigar estes imprevistos.

A abordagem de estoque decentralizado ataca essas adversidades através de uma rede de centros de armazenagem menores e melhor distribuídos territorialmente, o que permite que os produtos já estejam mais próximos do seu destino e assim percorram uma distância menor do pedido à entrega.

Quanto mais perto um produto já estiver do seu destino, mais rápido ele chegará. Essa é a principal vantagem do estoque decentralizado. Encurtar distâncias, simplificar acessos e agilizar as entregas com maiores garantias.

Através de práticas como estoque decentralizado, carga fracionada e entregas expressas, é possível manter uma quantidade menor de produtos estocada mais perto do seu destino, pronta para ser entregue com rapidez e agilidade.

A TRB Transporte e Logística opera em todo território nacional, com mais de 25 anos de experiência e diversos centros de armazenagem espalhados pelo país. Além disso, é uma empresa que cresceu a partir do foco em entregas expressas de curta distância e alta capilaridade, portanto, conta com uma das mais sólidas estruturas de última milha (last mile delivery) do mercado.