Entregar mais produtos em menos tempo, sem dúvidas, é algo que todo gestor almeja em seus negócios, principalmente quando se trata de e-commerce, no qual a agilidade é palavra de lei.

Os lojistas que conseguem este feito ganham pontos com aqueles que adquirem itens de forma on-line, saindo na frente da concorrência, e uma solução para isso pode estar no método de estocagem. Você já ouviu falar no estoque descentralizado?

 

O que é estoque descentralizado?

Você deve estar se perguntando de que forma a maneira de estocar vai impactar nas entregas das mercadorias de sua empresa. É provável que se pense que a resolução para agilizar este processo seja remanejar a modalidade de envio. No entanto, não é novidade que na cadeia de suprimentos, uma etapa impacta diretamente na outra, como um efeito dominó.

Desta forma, sim, a resposta para otimizar as entregas pode estar na maneira de gerenciar o estoque. Afinal, os produtos precisam estar disponíveis quando solicitados, não é mesmo? No caso do e-commerce, o estoque descentralizado se destaca em meio a tantas outras modalidades como o físico próprio, o compartilhado, o terceirizado etc.

É fácil entender o conceito de estoque descentralizado, pois o nome é bem sugestivo, indicando que os produtos não estão centralizados em apenas um lugar. Eles são mantidos em centros de distribuição diferentes, que podem estar na mesma cidade, estado ou em regiões diversas.

 

Vantagens do estoque descentralizado

Descentralizar a distribuição das mercadorias possibilita que os pedidos sejam enviados a partir do estoque mais próximo aos endereços dos seus clientes. Assim, a grande vantagem do estoque descentralizado é a rapidez na entrega. Isso porque com vários locais de armazenamento, o ponto que tem maior proximidade com o destino é o que se encarrega da expedição.

Este modelo acaba sendo adotado por empresas de grande porte para oferecer um frete com preços mais atrativos, reduzindo também os custos com os envios. Com menos riscos de atrasar a entrega, consequentemente, a experiência de compra do cliente será mais satisfatória, agregando muitos benefícios para a empresa. Entre eles, podemos destacar: vantagem competitiva em relação aos concorrentes, ganho da confiança dos consumidores, maior faturamento, entre outros.

 

De olho na gestão de estoque

Para adotar o estoque descentralizado em sua empresa, é importante ter estoque somente nas regiões onde o seu número de clientes é maior. Desta forma, será possível oferecer essa vantagem no frete sem gerar prejuízos.

É claro que o controle de estoque também terá que ser eficiente, afinal, será mais de um centro de distribuição com monitoramento. Se você precisar de ajuda na gestão de logística e quiser aderir ao estoque descentralizado, fale com quem entende realmente do assunto, conte com a TRB Transporte & Logística. Entre em contato conosco para saber de que forma podemos colaborar para o sucesso da sua empresa.