As vantagens da cadeia logística integrada

Integrar os processos da cadeia logística se tornou uma necessidade para quem deseja uma operação eficiente, moderna e acima de tudo, ágil, fatores essenciais para determinar a relevância e a competitividade de uma empresa no mercado atual.

Diante dos diversos avanços tecnológicos e processos de modernização ao longo dos tempos, as etapas da cadeia logística vêm sofrendo reformulações necessárias para que a empresa atenda às expectativas de um mercado cada dia mais imediatista e exigente. Porém, inovação tecnológica não é tudo para atender este mercado em constante evolução é preciso ir além.

A integração da cadeia logística permite que com o auxílio da tecnologia, fornecedores, empresas e clientes finais interajam de forma mais rápida e dinâmica, trocando informações relevantes sobre suas demandas e capacidades na circulação de produtos e suprimentos. Entender plenamente a cadeia de suprimentos e estabelecer uma comunicação ampla e inteligente entre todos os setores envolvidos se torna um ponto fundamental para acelerar processos e aumentar sua eficiência.

A supply chain é uma cadeia de processos logísticos, todos importantes, mas que quando somados e integrados, compõem um grande sistema de importância fundamental para as empresas. Os fluxos e as tomadas de decisão são otimizados através de processos que trocam informações em tempo real, garantindo disponibilidade de serviços e por consequência a satisfação do consumidor.

Em uma cadeia logística integrada quando um cliente faz um pedido, por exemplo, o sistema de vendas automaticamente comunica o centro de distribuição, que aciona a expedição para despachar a mercadoria ao mesmo tempo em que dá baixa no estoque e comunica ao setor de compras a possível necessidade de reposição. Assim que entregue, a expedição comunica vendas, que fecha o ciclo. Uma comunicação rápida e eficiente, feita de forma integrada e automática.

Com este processo é possível diminuir significativamente erros de tomada de decisão e otimizar processos diminuindo custos e prazos. Isso eleva significativamente os dados apresentados pelos KPI. Também é possível através de relatórios integrados, ter mais informação de qualidade para a tomada de decisões estratégicas.

A TRB possui uma divisão de logística focada na integração de toda a cadeia, trabalhando não apenas com transporte e armazenagem, mas também com os demais processos logísticos como etiquetagem, preparação de kits e expedição.