A cadeia logística integrada se tornou uma necessidade para quem deseja uma operação eficiente, moderna e acima de tudo, ágil. Estes são fatores essenciais para determinar a relevância e a competitividade de uma empresa no mercado atual.

Diante dos avanços tecnológicos e processos de modernização, as empresas têm reformulado as etapas da cadeia logística para atender às expectativas de um mercado mais imediatista e exigente. No entanto, para responder a esse mercado em constante evolução, é necessário ir além da inovação tecnológica.

Cadeia logística integrada

A integração da cadeia logística permite que com o auxílio da tecnologia, fornecedores, empresas e clientes finais interajam de forma mais rápida e dinâmica. Fazendo assim a troca de informações relevantes sobre suas demandas e capacidades na circulação de produtos e suprimentos. Entender a cadeia de suprimentos e estabelecer uma comunicação ampla e inteligente entre todos os setores envolvidos se torna um ponto fundamental para acelerar processos e aumentar sua eficiência.

A supply chain é uma cadeia de processos logísticos que compõem um grande sistema de importância fundamental. Processos de informações em tempo real otimizam os fluxos e as tomadas de decisão, garantindo disponibilidade de serviços e, por consequência, a satisfação do consumidor.

Na cadeia logística integrada, quando um cliente faz um pedido, por exemplo, o sistema de vendas automaticamente comunica o centro de distribuição, que aciona a expedição para despachar a mercadoria ao mesmo tempo em que dá baixa no estoque e comunica ao setor de compras a possível necessidade de reposição. Assim que entregue, a expedição comunica vendas, que fecha o ciclo. Uma comunicação rápida e eficiente, feita de forma integrada e automática.

Decisões Estratégicas

Com este processo, as empresas podem significativamente diminuir erros de tomada de decisão e otimizar processos, reduzindo custos e prazos. Isso aumenta significativamente a precisão dos dados apresentados pelos KPI. Além disso, relatórios integrados proporcionam mais informações de qualidade para a tomada de decisões estratégicas.

A TRB possui uma divisão de logística focada na integração de toda a cadeia, trabalhando não apenas com transporte e armazenagem, mas também com os demais processos logísticos como etiquetagem, preparação de kits e expedição.