A importância do outsourcing na logística de e-commerce se dá pelo fato de que essa estratégia é uma peça-chave. Ela impulsiona o sucesso e a eficiência das operações comerciais online. Outsourcing nada mais é do que contratar uma empresa especializada para executar uma determinada operação.  Para algumas instituições isso significa apenas contratar empresas que se responsabilizem por atividades específicas, como por exemplo uma empresa de segurança ou limpeza. Já para outras, dividir atividades chave com empresas especializadas pode ser uma questão de sobrevivência.

A importância do outsourcing na logística de e-commerce

Atualmente, o mercado do e-commerce passa por um grande teste. Anteriormente, em um passado não muito distante, as empresas competiam localmente pela atenção dos consumidores. Hoje, com a massificação do e-commerce, as barreiras das distâncias físicas estão se tornando cada vez menos relevantes. Por isso, o e-commerce vem se tornando um dos mercados mais disputados do mundo. O mesmo consumidor que compra no próprio bairro, também compra de gigantes Chineses. Inegavelmente é uma competição acirrada e muitas vezes injusta, considerando o mercado internacional.

Nesse cenário de competição globalizada, a principal arma da empresa local se tornou a proximidade com o cliente. Não apenas a proximidade física, mas questões logísticas. Sem dúvida o custo do frete, o prazo de entrega e a segurança de poder fazer uma devolução em garantia são pontos chave para determinar a decisão de compra do consumidor atual.

Saber delegar atividades críticas para parceiros especializados é uma qualidade importante para empresas de qualquer porte, principalmente no caso do e-commerce. Já que este pode ser o fator determinante se conseguirá se manter ativa. Um parceiro logístico especializado pode garantir à sua empresa o diferencial para permanecer competitivo e até superar a concorrência.

Através de uma empresa de logística especializada, é possível colher uma série de benefícios. O maior e talvez mais claro de todos, é ter tranquilidade para poder se concentrar nas atividades fim da empresa, ou seja, vender produtos. Ao passo que, com a terceirização logística, a empresa deixa trabalhos complexos de armazenagem e transporte com o parceiro e pode concentrar seus esforços nas vendas.

Benefícios

Ao falar da importância do outsourcing na logistica de e-commerce existem diversas vantagens:

Praticidade e facilidade de implementação – O parceiro logístico já possui toda a estrutura pronta pra tocar a operação, como espaço de armazenagem, sistemas de transporte, tecnologia de rastreio e processamento, tudo já está pronto.

Confiabilidade e eficiência: Por ter estrutura e experiência, o parceiro logístico consegue minimizar falhas de processo, perdas por dano ou extravio e com isso diminuir significativamente problemas operacionais. Também, ao se responsabilizar pela operação, assume os custos em caso de perdas, o que blinda a empresa contratante contra eventuais prejuízos.

Agilidade a rapidez: Uma empresa especializada tem know-how, expertise e acesso a recursos que permitem que ela processe e entregue mais rapidamente as mercadorias. Isso reduz prazos e torna o negócio mais atrativo para os clientes finais.

Redução de custos: Com o uso de tecnologia e integração de processos, a empresa logística consegue otimizar rotas e espaços de armazenamento, de forma a reduzir os custos logísticos da empresa contratante, armazenando, processando e transportando as mercadorias de forma mais eficiente e em menos tempo.

A TRB é uma empresa logística pela qual já passaram mais de 2400 clientes e parceiros desde 1993. Entre em contato e conheça nossas soluções.