Fazer outsourcing nada mais é do que contratar uma empresa especializada para executar uma determinada operação.  Para algumas instituições isso significa apenas contratar empresas que se responsabilizem por atividades específicas, como por exemplo uma empresa de segurança ou limpeza. Já para outras, dividir atividades chave com empresas especializadas pode ser uma questão de sobrevivência.

Atualmente, o mercado do e-commerce passa por um grande teste.  Se, em um passado não muito distante, as empresas competiam localmente, hoje com a massificação do e-commerce, as barreiras das distâncias físicas estão se tornando cada vez menos relevantes. Isso vem tornando o e-commerce um dos mercados mais disputados do mundo. O mesmo consumidor que compra no próprio bairro, também compra de gigantes Chineses. É uma competição acirrada e muitas vezes injusta.

Nesse cenário de competição globalizada, a principal arma da empresa local se tornou a proximidade com o cliente. Não apenas a proximidade física, mas questões logísticas como o custo do frete, o prazo de entrega ou a segurança de poder fazer uma devolução em garantia, são pontos chave para determinar a decisão de compra do consumidor atual.

Saber delegar atividades críticas para parceiros especializados é uma qualidade importante para qualquer empresa de qualquer porte, mas no caso do e-commerce pode ser o fator que determina se uma empresa consegue se manter em atividade. Um parceiro logístico especializado pode garantir à sua empresa o diferencial para permanecer competitivo e até superar a concorrência.

Através de uma empresa de logística especializada, é possível colher uma série de benefícios. O maior e talvez mais claro de todos, é ter tranquilidade para poder se concentrar nas atividades fim da empresa, ou seja, vender produtos. Com a terceirização logística, a empresa deixa trabalhos complexos de armazenagem e transporte com o parceiro e pode concentrar seus esforços nas vendas. Mas existem outras vantagens:

Praticidade e facilidade de implementação – O parceiro logístico já possui toda a estrutura pronta pra tocar a operação, como espaço de armazenagem, sistemas de transporte, tecnologia de rastreio e processamento, tudo já está pronto.

Confiabilidade e eficiência – Por já ter estrutura e experiência, o parceiro logístico consegue minimizar falhas de processo, perdas por dano ou extravio e com isso diminuir significativamente problemas operacionais. Também, ao se responsabilizar pela operação, assume os custos em caso de perdas, o que blinda a empresa contratante contra eventuais prejuízos.

Agilidade a rapidez – Uma empresa especializada tem know-how, expertise e acesso a recursos que permitem que ela processe e entregue mais rapidamente as mercadorias, reduzindo prazos e tornando o negócio mais atrativo para os clientes finais.

Redução de custos – Com o uso de tecnologia e integração de processos, a empresa logística consegue otimizar rotas e espaços de armazenamento, de forma a reduzir os custos logísticos da empresa contratante, armazenando, processando e transportando as mercadorias de forma mais eficiente e em menos tempo.

A TRB é uma empresa logística pela qual já passaram mais de 2400 clientes e parceiros em seus mais de 30 anos de existência.