Nos tempos atuais, prazos de entrega e custos de frete são fatores determinantes para gerar uma boa satisfação por parte dos clientes e sua consequente fidelização.  Para se manter competitivo no mercado é preciso entrar na corrida por prazos cada vez mais curtos e custos cada vez menores, mas como?

Uma solução lógica para diminuir prazos é encurtar distâncias. Isto pode ser feito através da descentralização de estoques, uma estratégia logística na qual ao invés de concentrar todos os produtos em um grande centro de distribuição, eles são alocados em diversos armazéns menores, estrategicamente localizados nas regiões de maior demanda. Com a descentralização de estoques os produtos ficam mais próximos de grande parte dos clientes e podem ser entregues com mais velocidade.

Porém, essa solução ataca o problema dos prazos, mas cria outro. Fracionar estoques distribuindo-os em diversos armazéns implica também em ter que dividir as cargas de transporte de segunda milha despachando quantidades menores de produtos para esses armazéns, o que implica em maiores custos de frete.

Ou seja, se antes o depósito central recebia um caminhão com carga cheia, agora essa carga será dividida entre depósitos menores e os caminhões circularão com parte da sua capacidade de carga ociosa. Mais viagens, menos carga e maior custo.

A integração do transporte fracionado com o estoque decentralizado vem para resolver essa questão.

Assim como uma equipe consistente e bem entrosada, ao integrarmos soluções logísticas modernas é possível trabalhar com os pontos fortes de cada uma para cobrir as fragilidades de outras. É o caso da combinação de estoques descentralizados e cargas fracionadas.

A descentralização de estoque diminui prazos de entrega, mas demanda aumento de custos de frete. Então agregamos a carga fracionada à solução para otimizar esse processo.

Com a carga fracionada, ao invés da empresa contratar um caminhão inteiro para transporte e trabalhar com parte da capacidade ociosa, ela pode contratar apenas uma fração da capacidade de carga, diminuindo significativamente os custos.

Dessa forma, trabalhamos com estoques menores e mais bem distribuídos com a descentralização, o que encurta distâncias e diminui prazos. Também abastecemos esses estoques com a contratação de apenas parte da capacidade de carga dos caminhões com a solução de carga fracionada. Com a soma das duas soluções, ganhamos capilaridade mantendo os custos sob controle.

A TRB é uma empresa logística que possui estrutura e experiência na integração de soluções logísticas inteligentes.