O mercado rodoviário de cargas é um dos mais tradicionais do país e o estado de São Paulo responde pela parte mais significativa desse mercado. Com a maior economia e o maior polo de consumo, São Paulo é responsável pelo coração logístico brasileiro. Dentro desse enorme centro, saber como distribuir produtos é um segredo precioso, e o transporte fracionado pode ser a chave para o sucesso.

 

Por que transporte fracionado?

O mercado rodoviário brasileiro de cargas é tão complexo quanto tradicional. Sendo assim, conectar um país com dimensões continentais não é tarefa fácil, tampouco simples. A quantidade de autônomos e pequenas empresas que atuam neste setor é enorme e responde por uma fatia significativa deste mercado. Nesse cenário, fazer as conexões precisas, dentro dos prazos e custos necessários, se mostra um grande desafio.

São Paulo tem os maiores polos de produção, transporte e consumo do país. É o estado mais rico e mais denso. Isso faz com que, apesar de distâncias mais curtas e infraestrutura melhor, as exigências também sejam maiores. Portanto, é em São Paulo onde o consumidor mais demanda prazos curtos e preços reduzidos de frete. Dessa forma, é um estado com bastantes desafios no setor.

Dentro desse contexto, a logística de transporte fracionado aparece como uma solução. Principalmente em quesitos como agilidade e baixo custo, exigidos pelas rotas curtas, rápidas e em grande quantidade presentes no estado.

 

Como trabalhar o transporte fracionado em rotas de demanda ágil?

Por São Paulo contar com um mercado que demanda rapidez, nem sempre cargas completas atendem às necessidades.  Se no resto do país o consumidor analisa prazos em dias ou semanas, em São Paulo o “same day delivery”, ou entrega no mesmo dia, ainda com frete grátis, já é realidade. Assim sendo, as rotas precisam se manter igualmente ágeis e com baixo custo. Logo, fracionar as cargas, utilizando o sistema LTL, permite que as rotas sejam acionadas com celeridade e investimento que esse mercado demanda. Isso porque não há a necessidade de preencher um veículo por completo.

Outra grande vantagem é que o veículo não precisa circular por diversas praças de consumo para distribuir mercadorias. Sendo assim, elas já saem no veículo que segue direto para a praça de destino. Essa acaba sendo uma característica específica de um mercado altamente adensado como o de São Paulo. Afinal, permite que veículos preencham cargas para um único destino com muito mais rapidez.

Inegavelmente, o transporte fracionado se torna uma grande ferramenta para atender demandas de menor distância, porém com muita velocidade. E o melhor: reduzindo significativamente prazos em um mercado que já começa a contar prazos de entrega em horas.

 

Tem interesse em utilizar esse tipo de transporte?

A TRB Transportes e Logística possui armazéns de distribuição em diversas regiões da Grande São Paulo, bem como nas principais cidades do interior. Dessa forma, conseguimos trabalhar tanto com cargas cheias quanto com transporte fracionado. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e invista em soluções inteligentes que facilitam o dia a dia da sua empresa.