A cada dia o consumidor valoriza mais o prazo de entrega, considerando este como um dos principais fatores para se decidir sobre uma compra. Quanto mais rápido ele puder receber, melhor será sua experiência e maiores as chances dele se fidelizar como cliente. Nisso, o Same Day e Next Day Delivery tornaram-se parte das iniciativas dos planejamentos logísticos.

Se você é um gestor logístico ou deseja que sua empresa se destaque no mercado, precisa entender sobre estes dois conceitos. Por isso, o blog da TRB trouxe este artigo com os principais tópicos que você precisa conhecer sobre o assunto.

 

O que é same day e next day delivery?

A expressão “Same Day Delivery”, que é nativa do inglês, em tradução direta significa “entrega no mesmo dia”. Também chamada de entrega expressa, ela proporciona um diferencial por permitir ao cliente ter o seu produto em mãos horas depois de finalizar a aquisição.

No Brasil, isso começou a se consolidar com as grandes varejistas, tendo seu seu ápice durante a pandemia, pois a maior parte do comércio passou a ser online devido às medidas restritivas.

O “Next Day Delivery” é outra estratégia logística que vem sendo usada como um diferencial competitivo. Isso porque a “entrega no dia seguinte” (em tradução direta) possibilita que o cliente receba o produto em até um dia útil após a compra.

Os dois conceitos possuem o mesmo objetivo: agilizar a entrega e proporcionar uma boa experiência de compra para o seu cliente. Empresas que conseguem proporcionar este tipo de entrega possuem um diferencial competitivo no mercado, uma vez que o consumidor considera a entrega rápida um ponto decisivo para a escolha de compra.

O modo de funcionamento segue algumas regras, a empresa define sua janela de vendas com base na sua estrutura, transportadora parceira e planejamento logístico. Por exemplo, em uma empresa que trabalha com entregas Same Day, todos os pedidos recebidos até às 18h serão separados até às 19h e entregues até às 21h ao cliente. Outro exemplo, mas em uma empresa com entrega Next Day, todos os pedidos finalizados até às 22h serão entregues no dia seguinte, até mesmo no sábado.

Com o sucesso destas modalidades, os grandes players do varejo reestruturaram suas operações para conseguir viabilizar esse tipo de procedimento. Assim como diversas empresas logísticas e transportadoras também têm investido para oferecê-lo como opção para as entregas, especialmente no que diz respeito aos e-commerces, ampliando suas operações com as Dark Stores, por exemplo.

 

A importância de adotar estas estratégias

Os conceitos de Same Day e Next Day Delivery nasceram como uma vantagem competitiva ao viabilizar a solução para uma das principais dores dos compradores on-line, que é aguardar o tempo de entrega. Ao receberem seus pedidos no mesmo dia da compra – ou no dia seguinte, os clientes se sentem mais satisfeitos e confiantes com a sua marca, o que tende a aumentar a taxa de fidelização e a recomendação do seu negócio.

Esse é um diferencial competitivo super importante já que, no e-commerce, seu negócio passa a concorrer com lojas do Brasil inteiro – ou mesmo do mundo todo. Isso porque com a consolidação das compras on-line, alguns clientes aceitam pagar preços mais altos por entregas mais rápidas.

 

Como implementar o Same Day e Next Day Delivery

Para ofertar entregas nessas modalidades, é preciso realizar algumas adaptações no negócio, como automatizar processos, utilizando softwares e ferramentas que vão agilizar e garantir uma maior eficiência em toda a cadeia logística, ter uma transportadora de confiança que consiga cumprir os prazos e tenha soluções eficazes de last mile. Uma estrutura adequada para armazenar e realizar a expedição das mercadorias é também um ponto crucial na operação.

A seguir, veja alguns passos que podem orientá-lo para a implementação do Same Day e Next Day Delivery em seu negócio de forma eficiente.

 

  • Invista em tecnologias, principalmente automações e sistemas que integrem a gestão de estoque com o planejamento de rotas, rastreamento e demais processos logísticos;
  • Organize sua infraestrutura de forma que as dark stores e/ou centros de distribuição fiquem próximos aos seus clientes em potencial;
  • Selecione os produtos que têm maior giro, mais lucro e menos custos de transporte para torná-los elegíveis ao modo same day delivery;
  • Mantenha uma comunicação clara e ágil com clientes e parceiros e disponibilize status da entrega em tempo real;
  • Busque parcerias com empresas de transportes e logística, de preferência que tenham soluções last mile que agilizem muito as entregas, como a TRB.

 

Entregas ágeis com a TRB

Se você busca soluções logísticas para agilizar suas entregas, que tal contar com um provedor logístico parceiro como a TRB Transporte & Logística? Cuidamos de todas as operações, com a ajuda de tecnologia avançada, para que os pedidos sejam entregues a seus clientes dentro do menor tempo possível e nas melhores condições. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!