A importância da paletização na logística

A importância da paletização é inegável quando se trata de otimizar os processos de armazenagem e logística em geral. Dentre os muitos padrões que existem na armazenagem e na logística em geral, o uso de pallets é um dos mais importantes. Ele determina o tamanho e peso padrão da unidade de carga mais utilizada nos armazéns e, portanto, utilizá-lo traz grandes vantagens no processo logístico.

O termo paletização define o processo de utilização de pallets. O pallet (inglês) ou pallete (francês), é um estrado de madeira (também pode ser de plástico ou metal), de tamanho padronizado que acondiciona uma quantidade específica de carga. São limites de dimensão e peso padrão adotados pelo mercado logístico.

A ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, definiu nos anos 80, os padrões do pallet brasileiro, ou PBR, como sendo iguais aos padrões americanos e europeus. Suas dimensões são de 1,20 x 1,00 metro, ele deve pesar no máximo 42 kg e pode suportar cargas estáticas de até 3.000 kg.

Este padrão foi adotado por oferecer grande flexibilidade de acondicionamento nos caminhões e nas gôndolas de armazenagem dos supermercados da época. Hoje em dia as estruturas porta-pallets já são padrão nos armazéns e assim como toda a estrutura, são utilizadas especificamente para esse modelo de carga.

Vantagens logísticas da paletização

Ao utilizar os pallets como padrão, a empresa aplica um processo que traz grandes vantagens logísticas por isso a importância da paletização.

Ao padronizar o tamanho e o peso das cargas o processo de transporte e armazenagem se torna mais ágil, pois possibilita o agrupamento de cargas de diversos tamanhos e pesos em unidades com características similares. Portanto, a primeira grande vantagem é a agilidade no fluxo de mercadorias, uma vez que tanto os processos de movimentação quanto de carga, descarga e armazenagem são realizados por equipamentos padronizados e dimensionados para movimentar o mesmo tamanho de pallets, diminuindo bastante os deslocamentos e o tempo gasto nos processos de acondicionamento.

Outra vantagem que mostra a importância da paletização é a otimização de espaços, já que as cargas possuem base estrutural e características parecidas, é possível trabalhar com processo de empilhamento mais eficiente, que utiliza espaços verticais mais otimizados e demanda menos superfície de armazenamento.

Com menos tempo de transporte e menos superfície de armazenagem, os custos caem, trazendo outra grande vantagem. Além disso existem outras, como menor índice de perda por avarias e desvios e menos manuseio humano, o que gera diminuição de riscos de acidentes.

Benefícios da paletização com a TRB

A paletização é uma prática que traz grandes benefícios e, portanto, merece consideração cuidadosa na hora de definir como transportar e armazenar cargas. A TRB transportes e logística possui estrutura preparada para lidar com pallets e pessoal treinado para auxiliar a sua empresa no processo de paletização. Saiba mais sobre nossas soluções de armazenagem.