O orçamento anual de logística é um artifício importante, já que o sucesso de qualquer empresa depende de um bom planejamento. Esse planejamento financeiro permite tomar decisões de maneira mais fundamentada e, assim, evitar prejuízos ao longo do ano.

O que é um orçamento anual de logística e qual sua importância?

O orçamento anual de logística é um recurso em que se documenta o planejamento orçamentário de uma empresa. Desta forma, ele permite analisar, prever, planejar e monitorar todas as atividades desenvolvidas na área logística dentro do período de um ano.

Como sabemos, a logística é um dos setores que mais consomem capital dentro de uma empresa. Sendo assim, a prática de montar um orçamento anual de logística garante algumas vantagens à empresa, por exemplo a redução de custos operacionais, o gerenciamento inteligente do capital interno e um bom retorno sobre investimentos (ROI).

Como montar um orçamento anual de logística?

Para que cumpra seu objetivo, o orçamento anual de logística deve ser embasado em dados concretos, atualizados, confiáveis e precisos. Além disso, como em qualquer outro processo, você deve organizar este relatório seguindo ações estratégicas. Com o intuito de ajudar você nessa estapa, separamos alguns passos importantes que você deve seguir para montar seu orçamento.

Definir os níveis de planejamento

Esta prática permite alcançar todas as esferas da logística interna. Os níveis de planejamento são:

  • Estratégico: é para a análise da empresa a longo prazo. Nele, devem constar as despesas, receitas, metas, objetivos e projeções não somente para o próximo ano, mas para alcançar um período maior. Também engloba a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE);
  • Tático: análise dos departamentos da área logística de maneira isolada para evitar despesas e investimentos desnecessários.
  • Operacional: este é o nível mais imediatista, determina ações a serem feitas no presente para controlar os custos e seguir o orçamento. Por ser focado na rotina do setor, consegue prever, por exemplo, momentos de redução do estoque e a identificação de oportunidades.

Determinar o orçamento

Definir o orçamento para a área logística pode ser uma tarefa complicada, já que exige bastante planejamento e estudo. Porém, é importante lembrar que o setor logístico é de extrema importância para as operações, e quando bem gerenciada traz um retorno importante para o negócio.

Sem dúvida você não pode pular esta etapa no seu orçamento anual de logística. Com base nos números do setor, defina o capital que será necessário para a operação da área no próximo ano.

Separar as receitas e as despesas

Analise os valores gastos com os processos logísticos nos últimos anos até o presente para montar uma expectativa mais realista para o próximo período. Com a finalidade de evitar prejuízos, faça uma comparação do valor que deveria ter sido gasto em relação ao que foi efetivamente despendido para incluir uma verba para imprevistos.

Fazer a separação das receitas e despesas existentes no setor permite visualizar o valor disponível para investimentos e a quantia pretendida para faturamento ao longo do ano.

Logística é com a TRB

Se você gostou de saber como funciona o planejamento de um orçamento anual de logística, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog. A TRB é especialista em logística e transporte, e está aqui para te auxiliar com estas soluções. Entre em contato conosco!