O valor do frete é um dos fatores mais determinantes na hora de fechar uma compra, afinal, dependendo do preço do produto, ele pode não valer a pena e fazer com que a pessoa desista da compra. Sendo assim, empresas que conseguem ofertá-lo competitivamente dentro do mercado saem na frente do concorrente.

No entanto, não é tão simples assim. Para que se chegue a um valor de frete que seja uma boa condição para ambas as partes do negócio, as transportadoras precisam levar inúmeras variáveis em consideração. Você conhece algumas delas? Continue a leitura aqui no blog da TRB, que iremos te apresentar.

 

A importância de calcular o frete corretamente

Os custos com o frete é um dos maiores que as empresas precisam abarcar em suas atividades. Por não ser predeterminado, é preciso mensurá-lo da forma correta, pois quando isso não ocorre, pode causar prejuízos e comprometer a lucratividade do negócio. Um deles é a desistência da contratação dos serviços de transporte por parte do cliente, em função do preço.

É importante ter em mente que existem fatores que modificam completamente o valor do frete e que precisam da atenção das empresas de logística para evitar perdas financeiras. Sendo assim, é fundamental conhecer a composição desses custos e saber como é feito este cálculo.

 

Quais os fatores considerados no valor do frete?

Abaixo, listamos alguns dos diferentes componentes que compõem a determinação do frete. Eles podem mudar de empresa para empresa, mas interferem de forma direta na formação deste valor. Confira.

 

Distância entre origem e destino

Quanto maior a quilometragem, maior serão as despesas com combustível, manutenção e conservação do veículo. Por isso, muitas empresas ainda consideram a distância percorrida entre o local de saída de uma mercadoria e seu destino final. Esse cálculo pode ser feito tanto utilizando uma tabela de distância, com os valores já definidos ou um valor já estabelecido para cada quilômetro rodado.

 

Peso da carga

As cargas possuem um peso bruto e um peso cubado (calculado em m³). O primeiro se refere ao peso real da mercadoria, que influencia no desgaste dos pneus e consumo de combustível do veículo. Já o segundo leva em conta o espaço que ela ocupará no caminhão, sendo que um produto volumoso gerará mais custos do que uma menor.

É por isso que muitas transportadoras ainda levam em consideração o peso transportado, e para chegar-se a um valor justo e correto, realiza-se o cálculo da cubagem de carga

 

Preço da nota fiscal

O preço de um produto, que é estipulado na nota fiscal, também é um fator importante a ser considerado no frete. Vários impostos e taxas são mensurados em cima deste valor, o que significa que, quanto mais cara uma mercadoria, mais caro será para transportá-la.

Além disso, saber quanto custa cada item é uma maneira de administrar os riscos de transporte, visto que é preciso realizar um seguro de carga e o seu valor determina o tipo de proteção que ela precisa.

 

Impostos e tarifas

Um dos fatores que mais encarecem o valor do frete são os impostos, taxas e tarifas que incidem sobre o transporte das mercadorias. Alguns deles são:

 

  • Imposto sobre  circulação de mercadorias e serviços (ICMS): cobrado em todas as operações referentes ao transporte intermunicipal e interestadual;

 

  • Taxa de gerenciamento de risco (GRIS): percentual cobrado sobre o preço da nota fiscal com a finalidade de cobrir os custos referentes à gestão de riscos;

 

  • Pedágios: o valor varia de acordo com o trajeto percorrido. Quando a carga é fragmentada, é possível dividir esse custo entre os produtos que são encaminhados, por exemplo.

 

Faça suas entregas com a TRB

Existem algumas ações que podem otimizar o processo do transporte de cargas, contribuindo para deixar o valor do frete mais atrativo, como o planejamento de rotas. Para fazer isso com segurança e de forma efetiva, conte com um provedor logístico com expertise no assunto como a TRB Transporte & Logística. Entre em contato conosco para fazer seu orçamento.