A operação logística é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Qualquer deslize durante a jornada de atendimento do seu cliente pode representar perdas significativas e, em alguns casos, danos irreversíveis. Tendo isso em mente, você possui conhecimento de quais erros logísticos podem te levar a perder dinheiro?

 

Principais erros logísticos que devem ser evitados

A melhor maneira de solucionar um problema é reconhecendo suas causas, certo? É por isso que a TRB selecionou os principais erros logísticos para ficar de olho e  evitar nos processos de sua empresa.

 

Não ter um controle de estoque

Este é um problema que pode trazer grandes prejuízos. É fundamental que haja uma sincronia entre os itens disponíveis e a demanda, pois tanto a indisponibilidade de mercadorias quanto produtos parados representam perda financeira para a empresa.

Uma boa gestão de estoque não significa apenas registrar as entradas e saídas dos itens, mas também a definição de estratégias para não gerar sua falta ou mesmo que eles fiquem parados. Afinal, produtos sem giro de estoque ficam ultrapassados e acarretam prejuízos.

 

Problemas com transporte e frota ociosa

Uma das etapas mais importantes na cadeia de suprimentos, que não pode abrir espaço para erros logísticos, é a de distribuição das mercadorias. Ao realizarem uma compra, os clientes ficam na expectativa de que seu pedido chegue dentro do prazo estabelecido. Portanto, atrasar com a entrega é uma falha que deve ser evitada.

No entanto, outras variáveis devem ser consideradas. O produto chega em boas condições até seu destino final? É papel da logística se comprometer com o transporte de carga, respeitando tanto os prazos quanto as características dos itens transportados. A ociosidade de frota também pode prejudicar este processo, afetando na distribuição e trazendo despesas na receita da empresa.

 

Não acompanhar métricas

Uma das maneiras mais efetivas de avaliar a performance da empresa e identificar erros logísticos críticos é acompanhando as métricas e KPIs. Por meio destes indicadores, é possível mensurar se os processos logísticos estão dando certo, permitindo fazer análises mais assertivas, o que auxilia na tomada de decisão.

Além disso, eles são determinantes para averiguar a qualidade da prestação dos serviços. Os resultados permitem visualizar os pontos em que a empresa está “pecando” e que precisam ser corrigidos. Alguns exemplos de KPIs usados na logística são: entregas dentro do prazo, tempo de processamento de carga e descarga, índice de ocorrências, etc.

 

Não adotar a tecnologia

Nesta era, uma empresa que não faz o uso de tecnologia em seus processos logísticos está deixando de colher lucros, afinal, tempo é dinheiro. Todos os erros citados acima podem ser evitados – ou no mínimo reduzidos – com a adoção de softwares de gestão.

O uso destas ferramentas proporcionam melhor aproveitamento do tempo e maior garantia de ter informações precisas com prontidão, como registros de entradas e saídas de mercadorias e controle de estoque. Também realizam o levantamento de relatórios de logística para gerar métricas e indicadores de desempenho.

 

Conte com a TRB para seus processos logísticos

Contratar um operador de logística traz a segurança de que estes erros logísticos não trarão prejuízos econômicos para sua empresa. Se você escalonou as operações dos seus negócios, precisa ter a confiança de que todas as etapas da cadeia de suprimentos estão andando em conformidade. Talvez este seja o momento ideal para contar com os serviços de quem entende de verdade do assunto, como a TRB Transporte & Logística.

Com equipe qualificada e tecnologia de ponta, nós assumimos o controle de toda a operação logística de sua empresa, da armazenagem à distribuição. Entre em contato conosco e faça seu orçamento!