O que é SKU e qual sua importância na Logística?

Atualmente a velocidade demandada pelo mercado para os processos logísticos tem se estabelecido como grande prioridade na atenção dos gestores. Porém, entender o que é SKU (Stock Keeping Unit), bem como a sua importância na logística de manutenção de estoque é um fator essencial para se manter ágil e competitivo.

O que é um código SKU?

SKU (Stock Keeping Unit) é um termo internacional que em português pode ser traduzido como “Unidade de Manutenção de Estoque”. É um código de referência único que a empresa atribuí a cada um de seus produtos, assim como um número de série ou um código de barras.

Mas ao contrário de outros códigos como EAN ou UPC, o SKU é um código de uso interno que contém informações úteis para o gerenciamento de estoque, como tamanho, peso e localização no armazém.

O SKU é composto por um código alfanumérico, que pode ser construído de forma mais intuitiva e descritiva, o que permite não apenas sua leitura e memorização, como também sua interpretação.
Um tênis branco número 41 por exemplo, pode conter em seu SKU uma parte escrita “BRANCO-41”, texto que facilita visualmente sua identificação.

O código SKU também pode, em sistemas inteligentes integrados, conter outras informações como o valor de um produto ou sua rotatividade. Desta forma, é praticável que, através do WMS da empresa, seja possível definir posições de armazenamento que favoreçam as características do item, colocando produtos menores e mais valiosos em áreas mais seguras, produtos mais pesados em posições mais baixas, produtos mais antigos ou com prazo de validade menor na frente ou produtos de maior circulação em posições mais próximas do processamento.

Quais as vantagens do SKU?

Através do SKU é possível armazenar de forma muito mais inteligente, o que agiliza o processamento e garante não apenas velocidade, mas também segurança, reduzindo custos através da racionalização de espaços.  O seu uso possibilita a manutenção dos produtos não apenas em perfeita ordem, mas também em posições otimizadas dentro da estrutura.

Também promove uma melhor comunicação entre os setores se integrando entre sistemas, permitindo processos automáticos e garantindo que os produtos sejam identificados e descritos com exatidão, evitando falhas como trocas e desvios.

Já imaginou uma promoção de “compre 2 e leve 3” ou “compre o produto e ganhe um refil”, onde todos os produtos da promoção já estejam previamente embalados, identificados com um código único e disponíveis para retirada e despacho na frente do estoque? O quanto isso agilizaria na sua entrega e no sucesso da campanha?

Ou seja, os códigos SKU permitem que a gestão de estoque seja feita de forma mais simples, inteligente, precisa, com menos falhas e com a possibilidade de se processar produtos com mais agilidade. O que se traduz em clientes mais satisfeitos, colaboradores mais produtivos e empresa mais competitiva.

A TRB é uma empresa logística preparada para processar e transportar os produtos dos seus parceiros utilizando práticas modernas e integradas de gestão de estoque.