O que é SKU e qual sua importância na logística?

Atualmente a velocidade demandada pelo mercado para os processos logísticos tem se estabelecido como grande prioridade na atenção dos gestores. Porém, entender o que é SKU e sua importância na logística de manutenção de estoque é um fator essencial para se manter ágil e competitivo.

O que é um código SKU?

SKU (Stock Keeping Unit), pode ser entendi em português como “Unidade de Manutenção de Estoque”. É um código internacional de referência único que a empresa atribuí a cada um de seus produtos, assim como um número de série ou um código de barras.

Mas ao contrário de outros códigos como EAN ou UPC, o SKU é um código de uso interno que contém informações úteis para o gerenciamento de estoque. Possui dados como tamanho, peso e localização no armazém.

O SKU é composto por um código alfanumérico construído de forma intuitiva e descritiva, o que permite sua leitura e memorização, assim como sua interpretação.
Um tênis branco número 41 por exemplo, pode conter em seu SKU uma parte escrita “BRANCO-41”, texto que facilita visualmente sua identificação.

O código SKU também pode, em sistemas inteligentes integrados, conter outras informações como o valor de um produto ou sua rotatividade. Desta forma, é praticável que, através do WMS da empresa, seja possível definir posições de armazenamento que favoreçam as características do item. Como colocar produtos menores e mais valiosos em áreas mais seguras ou produtos mais pesados em posições mais baixa. E também, produtos mais antigos ou com prazo de validade menor na frente ou produtos de maior circulação em posições mais próximas do processamento.

Quais as vantagens do SKU?

Através do SKU é possível armazenar de forma mais inteligente, agilizando o processamento e garantindo velocidade, segurança, redução de custos através da racionalização de espaços. O seu uso possibilita a manutenção dos produtos não apenas em perfeita ordem, mas também em posições otimizadas dentro da estrutura.

Também integra sistemas, promovendo uma melhor comunicação entre os setores, permitindo processos automáticos, garantindo a identificação precisa e descrição dos produtos, evitando trocas e desvios.

Pense uma promoção de “compre 2 e leve 3” ou “compre o produto e ganhe um refil”, onde todos os produtos da promoção já estejam previamente embalados. Já imaginou todos identificados com um código único e disponíveis para retirada e despacho na frente do estoque? O quanto isso agilizaria na sua entrega e no sucesso da campanha?

Ou seja, os códigos SKU possibilitam que a gestão de estoque simplifique, torne-se mais inteligente e precisa, reduzindo falhas e permitindo o processamento ágil de produtos. O que se traduz em clientes mais satisfeitos, colaboradores mais produtivos e empresa mais competitiva.

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