O processo logístico de armazenagem é complexo e falhas podem custar caro.  Produtos comprados em grande quantidade, perdas por validade expirada ou falta de estoque são apenas alguns dos problemas que podem surgir.  O WMS é um sistema criado para minimizar essas falhas.

O que é WMS?

WMS é uma sigla que em inglês significa Warehouse Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Armazéns.  É um software desenvolvido para gerenciar e automatizar todos os processos logísticos dentro de um estoque, centro de distribuição ou armazém.

Processos de estocagem e conservação de produtos dentro do armazém podem se tornar bastante complexos e suscetíveis a erros quando feitos de forma manual.  Os funcionários responsáveis precisam saber acompanhar e processar manualmente diversas informações importantes.  Como o prazo de validade de todos os produtos, o tempo médio de permanência em estoque, a hora certa para repor de acordo com os prazos de entrega, etc.

Sendo assim, muitos dados quando processados manualmente podem acarretar grandes custos, por exemplo, comprar muitos produtos de baixa saída e depois ter que fazer campanha comercial para liquidar o produto antes que ele expire. Do mesmo modo, deixar para comprar em cima do prazo e o produto acabar rápido demais, zerando o estoque e perdendo vendas, ou pior, atrasando entregas e gerando insatisfação e até desistência por parte dos clientes.

Automatização de processos

O sistema WMS é um software desenvolvido especificamente para processar de forma automática e inteligente todas as informações referentes aos produtos armazenados. Por meio de soluções como códigos SKU e logística integrada, o WMS armazena dados básicos, como data de entrada e saída, quantidade e prazos de validade. Juntamente com informações complexas, como a frequência de reposição e a posição ideal de cada mercadoria no estoque.

Quando uma mercadoria entra no estoque, o sistema WMS a cadastra adequadamente. Como resultado, a partir desse momento, processa todas as características do produto rastreando sua movimentação dentro do armazém. Desta forma é possível configurar o WMS pra retornar todas as informações relevantes sobre o produto, com grande precisão.

Com isso, a principal vantagem é que a empresa passa a ter um controle operacional muito maior. O sistema pode informar a localização e o melhor lugar de armazenagem de um produto em questão de segundos.

O sistema, ao armazenar e processar todas as movimentações, tem a capacidade de identificar produtos com estoque baixo, alto ou próximos do vencimento. Isso resulta em um controle de fluxo mais eficiente. Além disso, por meio de relatórios detalhados, é possível visualizar quais produtos têm maior saída e necessitam de reposição mais ágil. Essa funcionalidade contribui significativamente para a gestão eficaz do estoque.

Ou seja, através do WMS é possível ter maior controle dos produtos, mais rapidez e agilidade em seu processamento. Além de otimizar suas rotas de movimentação, diminuir prazos, melhorar a qualidade do material estocado e dar prioridade a produtos que giram mais rapidamente. Isso reduz significativamente falhas humanas e custos com mão de obra.

Como podemos ajudar?

A TRB oferece uma gama de soluções inovadoras para aprimorar os processos logísticos, garantindo que sua empresa opere com máxima eficiência. Com o foco em impulsionar a competitividade no mercado, a TRB se dedica a otimizar cada etapa da cadeia de suprimentos. Desde a armazenagem até a entrega final, asseguramos que nossos clientes recebam o melhor serviço possível. Entre em contato e fale com nossos especialistas.