O processo logístico de armazenagem é complexo e falhas podem custar caro.  Produtos comprados em quantidade equivocada, perdas por prazos de validade expirados ou atraso nas entregas por falta de estoque são apenas alguns dos problemas que podem surgir.  O WMS é um sistema criado para minimizar essas falhas.

WMS é uma sigla que em inglês significa Warehouse Management System, ou em português, Sistema de Gerenciamento de Armazéns.  É um software desenvolvido para gerenciar e automatizar todos os processos logísticos dentro de um estoque, centro de distribuição ou armazém.

Os processos logísticos de estocagem e conservação de produtos dentro de um local de armazenagem podem se tornar bastante complexos e suscetíveis a erros quando feitos de forma unicamente manual.  Os funcionários responsáveis precisam saber acompanhar e processar manualmente diversas informações importantes, como o prazo de validade de todos os produtos, o tempo médio de permanência em estoque, a hora certa para repor de acordo com os prazos de entrega etc.

São muitos dados que se processados manualmente podem acarretar grandes custos, como por exemplo comprar demais um produto de baixa saída e depois ter que fazer campanha comercial para liquidar o produto antes que ele expire.  Ou deixar para comprar em cima do prazo e o produto acabar rápido demais, zerando o estoque e perdendo vendas, ou pior, atrasando entregas e gerando insatisfação e até desistência por parte dos clientes.

O sistema WMS é um software desenvolvido especificamente para processar de forma automática e inteligente todas as informações referentes aos produtos armazenados. Usando soluções como códigos SKU e logística integrada, o WMS armazena desde dados básicos, como data de entrada e saída, quantidade e prazos de validade, até informações complexas como a frequência com que uma mercadoria deve ser reposta e a posição ideal dela no estoque.

Quando uma mercadoria adentra no estoque, ela é devidamente cadastrada no sistema WMS, que a partir de então processa todas as características do produto e passa a rastrear toda a sua movimentação dentro do armazém.  Desta forma é possível configurar o WMS pra retornar todas as informações relevantes sobre o produto, com grande precisão.

Com isso, a principal vantagem é que a empresa passa a ter um controle operacional muito maior. O sistema pode informar a localização e o melhor lugar de armazenagem de um produto em questão de segundos.

Como toda a movimentação é armazenada e processada, o sistema pode mostrar produtos com estoque baixo, alto ou perto do prazo de vencimento e com isso proporcionar um controle de fluxo muito mais eficiente. Através de relatórios é possível visualizar quais produtos saem mais rápido e precisam ser repostos com mais agilidade.

Ou seja, através do WMS é possível ter maior controle dos produtos, mais rapidez e agilidade em seu processamento, otimizar suas rotas de movimentação, diminuir prazos, melhorar a qualidade do material estocado e dar prioridade a produtos que giram mais rapidamente, reduzindo falhas humanas e custos com mão de obra.

A TRB possui diversas soluções para otimizar os processos logísticos da sua empresa e impulsionar a sua competitividade.