Muito se fala sobre logística, porém, na maioria das vezes, o assunto abordado diz respeito à logística externa, ou seja, de forma simplificada, o processo de entrega de mercadorias a clientes. Entretanto, existe um outro aspecto de muita importância que pouco ocupa espaço nos textos, a intralogística, ou logística interna.

A logística interna é a área da logística que trata das movimentações de materiais que ocorrem dentro de uma empresa e suas filiais. O armazenamento e transporte de insumos de produção, a distribuição de mercadorias para centros regionais, a logística de peças de reposição, tudo isso, assim como suas operações de apoio, fazem parte do que chamamos de logística interna de uma empresa.

Em suma, a logística interna é todo o processamento de material feito pela empresa internamente para viabilizar a disponibilização do produto final. Sem uma logística interna eficiente, não há como oferecer um bom produto ao cliente.

Ter uma casa bem organizada é sempre o primeiro passo pra poder oferecer um bom serviço. Através de processos de logística interna é possível garantir que sempre haja insumos para a produção de bens, que as máquinas estejam sempre funcionando e que sempre haja embalagens para despacho. Até a falta de papel na impressora é responsabilidade da logística interna da empresa.

Portanto, quando a logística interna não está bem planejada e funcionando de forma eficiente, a empresa pode sofrer com atrasos, lapsos de produção e tantos outros problemas, já que o material correto não estava disponível para ser usado no local e na hora necessários.

Assim sendo, a logística interna se mostra essencial para otimização de recursos. Ela viabiliza um processo de armazenamento e distribuição ideal de insumos de produção, mantém o fluxo de materiais alinhado com as demandas, alimenta a expedição com materiais de embalagem e identificação e atende processos de manutenção com peças de reposição, fatores que garantem a fluidez nos processos internos.

Investir em metodologias avançadas de gerenciamento, transporte e armazenamento, ferramentas tecnológicas de ponta e sistemas de inteligência, para manter a logística interna afiada, é como investir na organização de uma equipe para que ela possa desempenhar com sucesso suas funções em campo.

A TRB é uma empresa que possui uma divisão especializada em logística de peças de reposição e está preparada para atender seus parceiros com soluções logísticas personalizadas.