O grande desafio para os lojistas, principalmente quando se trata de distribuição de cargas, é conseguir otimizar as entregas, reduzindo o tempo em que elas são efetuadas. O segredo para que isso aconteça está na logística, sendo a estratégia de Multi CD uma das grandes apostas para conquistar este feito.

Você sabe o que é esta estratégia de Multi CD e como ela pode ajudar nos seus negócios? Continue a leitura para entender o conceito, suas vantagens e como aplicá-la em sua empresa.

 

O que é Estratégia Multi CD?

A estratégia Multi CD significa usufruir de vários Centros de Distribuição (CD) em diferentes regiões do país. Com isso, temos a descentralização da armazenagem das mercadorias com base na localização geográfica e demográfica baseadas no mapa de calor de remessas enviadas, uma vez que o objetivo é fazer com que estes produtos estejam mais próximos de seu destino.

Estes centros podem estar localizados em diversas cidades de um mesmo estado, ou ainda, espalhadas pelas capitais e regiões metropolitanas. Tudo depende das operações e necessidades de cada empresa, sendo importante que estas localidades estejam situadas nos pontos de maior demanda de distribuição.

 

Vantagens da Estratégia Multi CD

Este modelo de logística é indispensável para os negócios que atendam todo, ou boa parte, do território nacional. As empresas que o implementam saem na frente da concorrência com dois diferenciais importantíssimos: frete mais barato e distribuição e reversa mais rápida.

Mas não é só isso. Otimizando a última etapa do processo de compra, que é a distribuição das mercadorias, há uma considerável redução de custos das operações, para a empresa e para o cliente. Veja abaixo algumas das principais vantagens da estratégia Multi CD.

  • Redução dos custos de frete e do tempo de envio da mercadoria;
  • Diminuição dos riscos de atraso;
  • Aumento de performance para serviços de reparos emergenciais (spare parts);
  • Potencialização do alcance e visibilidade do negócio, abrangendo novas regiões;
  • Aumento da rotatividade de estoque, e consequentemente, do faturamento.

 

Como implementar esta estratégia em seus negócios?

Para adotar este modelo para seus negócios na prática, existem três passos essenciais. Vamos conhecê-los?

 

Mapeamento dos Centros de Distribuição

Como já dito, os pontos de distribuição não devem estar espalhados aleatoriamente, mas sim de forma estratégica, o que torna esse primeiro passo fundamental. Para isso, é preciso analisar algumas questões como:

  • Existe uma concentração de entregas nessa localidade?
  • O diferencial de prazo de entrega é uma necessidade do consumidor local?
  • Quanto você economiza de frete com a nova locação?
  • Há espaço para expandir as vendas na região?
  • A oferta parece atrativa?

Reunindo estes dados, fica mais claro pontuar quais locais são mais estratégicos para as vendas de sua empresa.

 

Estudo completo do estoque

Escolhidas as locações, é preciso fazer um balanço geral sobre a rotatividade do seu estoque. Nesta etapa, reúna as seguintes informações:

  • Quais produtos tem o maior giro;
  • Qual o estoque mínimo necessário para cada região;
  • Qual o tamanho (em m³) do estoque necessário para cada novo centro.

Para otimizar o estudo destes dados, o recomendado é fazer o uso de um software de gestão de estoque ou contratar uma empresa especialista que ofereça uma consultoria prévia.

 

Implementação

Tendo em mente as localidades de maior interesse e o conhecimento sobre o estoque para cada região, está na hora da implementação. Nesta fase, é hora de buscar as melhores locações ou um operador logístico especialista, considerando dimensões, custos de serviço e manutenção e tempo de implementação.

Para avaliarmos o custo de implementação, quando optarmos por terceirização, a escolha do operador logístico deve ser feita observando:

  • Custo de inbound fee (entrada de material);
  • Custo de armazenagem mensal (cobrado por m³, m² ou posição palete);
  • Custo de outbound fee (saída de material).

Observando estes pontos, a decisão pela descentralização de estoque pode ser mais assertiva, e a justificativa pela escolha sempre deve se basear na proposta de valor, tempo de reposição/reversa e custo efetivo de entrega. Isso ajudará os negócios da sua empresa prosperarem, pois o público hoje procura por rapidez e baixo custo de entrega.

 

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