A importância da gestão de Spare Parts usando estoques descentralizados

A gestão de peças sobressalentes, ou spare parts, é um processo determinante quando o objetivo é reduzir tempos de parada para manutenção e SLAs. Ter as peças necessárias o mais perto possível de seus centros de demanda pode ser um fator chave quando se tem essa necessidade. Por consequência, o estoque descentralizado é importante na gestão de spare parts por vários motivos.

A parada de uma máquina pode causar diversos problemas significativos, como: aumento de TCO, queda de ROI, baixa na produtividade, rompimento de SLA, entre outros. Com o objetivo de evitar esses transtornos, uma boa gestão de peças de reposição é fundamental.

Neste contexto, um fator é determinante: Tempo. A chave está em reduzir o tempo que uma máquina fica parada ao máximo possível. A gestão de peças sobressalentes precisa ser inteligente para providenciar os componentes corretos no local onde eles são demandados dentro do menor prazo possível.

Descentralização do Estoque e Agilidade Operacional

O processo de usar estoque descentralizado na gestão de Spare Parts começa no local onde estas peças estão armazenadas. Deve-se evitar o que popularmente chamamos de “tem, mais tá faltando”. Nada adianta ter o componente correto se, para entregá-lo no local de manutenção, a empresa precisará de dias de transporte. Poder contar com as peças necessárias o mais próximo possível do local de utilização das máquinas faz diferença na hora de retornar uma máquina a ativa.

Ao manter todas as peças em um grande centro de distribuição, a empresa obtém vantagens na logística de controle e em alguns custos. Com a necessidade de trabalhar com longas distâncias para a entrega pode prejudicar quando o tempo é essencial.

Para armazenar as peças em unidades menores e mais próximas das praças de uso, o estoque descentralizado é uma solução que agiliza o processo. Com ele, é possível reduzir significativamente o tempo de disponibilização das peças necessárias, otimizando o reparo dos equipamentos. Com o propósito do processo evitar a perda de tempo produtivo e custos desnecessários.

A TRB Transportes e Logística é uma empresa que possui uma divisão especializada em gestão de spare parts e estoques descentralizados próximos aos principais centros do país. Entre em contato para saber mais.