As empresas devem sempre melhorar o serviço oferecido aos clientes e, assim, continuarem competitivos no mercado. Logo, controlar o indicador SLA na logística é uma excelente maneira de fazer isso, pois o cliente quer ter vantagens na compra e na entrega do produto.

Para que uma logística seja bem sucedida, é necessário entender a necessidade do cliente. Neste artigo, explicaremos as vantagens do SLA na logística para aumentar a visibilidade sobre os pontos fracos e fortes da operação e ter sucesso nos negócios. Acompanhe a leitura do artigo.

 

O que é SLA?

O SLA (Service Level Agreement) acompanha se o planejado está em prática e se as expectativas estão sendo alcançadas.

Nos serviços logísticos, a ferramenta analisa a satisfação dos clientes e qualidade dos serviços por meio de uma avaliação do desempenho em diferentes etapas do serviço.

Entretanto, para que o SLA elimine eventuais dificuldades nas operações, é importante entender o que o cliente precisa e ter a certeza de que é possível atendê-lo.

Mais da metade dos consumidores acreditam que as empresas não consideram a satisfação do cliente importante. Para mudar esse cenário, o SLA na logística ajuda a pontuar o atendimento ao cliente e fazer adaptações para melhorar o serviço.

 

Vantagens do SLA na logística

  • Estabelecimento de prazos de entrega praticáveis;
  • Maior controle operacional, possibilitando corrigir falhas;
  • Facilidade no cálculo da quilometragem e duração do trajeto;
  • Melhoria da reputação da empresa;
  • Reconhecimento dos setores que precisam de recursos e investimentos;
  • Desenvolvimento de métrica objetiva para avaliação dos serviços;
  • Mais transparência, proteção e segurança entre partes envolvidas no contrato de prestação de serviços;

 

Como aplicar o SLA na logística?

O nível de serviço difere de acordo com o tipo e porte da empresa, podendo contemplar fases de produção, procedimentos de cobrança, venda, rastreabilidade, flexibilidade e tempo de entrega.

O uso do SLA na logística vai desde a compra de insumos ou matéria-prima até a entrega da mercadoria no destino. Algumas empresas utilizam essa métrica também na etapa seguinte, como a assistência técnica.

Muitos contratos cobram multa quando o SLA não é atingido. Por exemplo, estabelece-se uma meta entre o embarcador e uma transportadora com SLA de 95% de entregas feitas no prazo e sem reclamações no SAC. Caso ela não seja cumprida, é sinal de que o nível do serviço ficou abaixo do esperado e a “quebra” no contrato do serviço pode gerar essa multa.

A principal finalidade do SLA na logística é garantir o progresso dos serviços e a satisfação dos clientes, com base no prazo de atendimento, valor acessível, garantia e qualidade. Esse conjunto de fatores determina a funcionalidade da ferramenta, já que a prestação de serviços é algo difícil de avaliar se não for a partir de indicadores de desempenho.

 

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