A logística de medicamentos em São Paulo se apresenta como um cenário de grandes benefícios, mas também de desafios, tendo em vista que o estado é responsável por mais da metade da produção de medicamentos do país.

O Brasil está, atualmente, entre os 10 países com maior consumo de medicamentos no mundo. Nesse contexto, empresas produtoras de medicamentos sediadas em São Paulo correspondem a quase 65% da comercialização de medicamentos no país. Isso consolida o estado como um importante polo logístico no continente. O faturamento total do setor ultrapassa os 66 bilhões de reais.

Requisitos e desafios da logística de medicamentos

Concentrar a produção dos medicamentos facilita os processos logísticos, pois os investimentos em infraestrutura são otimizados em regiões menores e densas em operações. No entanto, é crucial não negligenciar os desafios enfrentados no planejamento da logística de medicamentos em São Paulo, como os rigorosos padrões de qualidade e fiscalização impostos pelo mercado e pelas autoridades em relação ao transporte de produtos dessa natureza.

No blog TRB, já abordamos parcialmente esse assunto na postagem “O cuidado no transporte de produtos do setor de correlatos e medicamentos” (março/22). O transporte de medicamentos, saneantes e correlatos de saúde exige cuidados especiais e está sujeito a legislações específicas. A obtenção de certificação emitida pela ANVISA é necessária para que uma empresa de logística possa operar com cargas tão delicadas.

Para obter essa certificação, é necessário cumprir uma série de requisitos, tais como:

  • Treinamento do pessoal para transporte, manuseio e conservação;
  • Frota exclusiva, devidamente sinalizada, higienizada e equipada com equipamentos de refrigeração adequados;
  • Adesão estrita às normas técnicas e aos prazos de conservação dos produtos.

Esses pontos evidenciam a necessidade de uma estrutura adequada e profissionais capacitados para realizar esse tipo de transporte. É necessário uma infraestrutura preparada para transportar um medicamento que precisa ser armazenado a -30°C em uma região onde a temperatura pode chegar a 40°C.

Rastreabilidade e Serialização: Tendências Futuras

No entanto, isso não é tudo; existem outros pontos igualmente importantes.

A rastreabilidade e a serialização de medicamentos ainda estão em processo regulatório por parte do governo brasileiro. Entretanto, são uma clara tendência que exigirá esforços significativos de todas as partes envolvidas para se adaptarem a essa realidade.

A rastreabilidade permitirá a identificação precisa da localização, produção e entrega de qualquer medicamento, incluindo informações sobre quantidade e datas, por parte das partes envolvidas no processo, inclusive a ANVISA, que manterá um extenso banco de dados central para monitoramento.

Esse controle mostra-se extremamente importante para combater falsificações, roubos e aumentar a transparência em todo o processo. Além disso, é importante parceiros logísticos altamente estruturados e com grande capacidade de adaptação a essa nova realidade.

Considerando o enorme volume de medicamentos em circulação no estado, a delicadeza das operações de logística de medicamentos em São Paulo é de relevância não apenas para a economia, mas também para a sociedade. A busca por um parceiro logístico de excelência, capaz de atender adequadamente a todas as demandas da cadeia, torna-se essencial.

A importância de um parceiro de excelência para a logística de medicamentos em São Paulo

A TRB Transportes e Logística está presente nos principais centros de consumo do estado de São Paulo e possui certificação da ANVISA. Temos capacidade para atender todas as demandas de distribuição de medicamentos da sua empresa. Descubra como garantir a excelência na logística de medicamentos em São Paulo para sua empresa. Entre em contato com nossa equipe agora mesmo para iniciarmos uma parceria que irá impulsionar o sucesso do seu negócio!