A logística em geral é um conjunto de atividades que permitem que o item chegue ao cliente final corretamente. Por consequência, a logística reversa surgiu devido à necessidade de atender o recolhimento de mercadorias após venda ou consumo. 

Seguindo o fluxo normal, o cliente tem a opção de pedir para a mercadoria ser entregue em sua casa ou retirar o produto na própria loja física. Este conceito enumera o armazenamento e também a manutenção do estoque, para que tudo fique bem organizado, além do controle do transporte e mercadorias. Resumindo, a logística é extremamente importante para pegar o item de fábrica e entregar para o destinatário final. 

Agora a logística reversa é o retorno da mercadoria ou parte dela para a empresa e pode ser realizada pelo próprio consumidor. Já é possível encontrar esse processo em diversas companhias, sejam elas para o recolhimento de pilhas, baterias, eletrônicos e até mesmo óleo de cozinha. Tudo para reciclagem

No entanto, existem políticas que devem ser colocadas em prática para que esse procedimento possa ser feito corretamente. Assim, a empresa que disponibiliza esse processo realiza tudo adequadamente. A seguir, saiba alguns dos principais benefícios que a logística reversa proporciona e entenda melhor sobre logística pós-venda e pós-consumo. 

 

Vantagens para as empresas

Optar por este método é pensar nos benefícios futuros que esse procedimento pode proporcionar, além de seguir as tendências do mercado atual.

Isso porque o investimento nesse processo pode impactar na geração de receita em sua empresa. Sendo assim, o gasto com a implementação da logística reversa tende a se pagar com a economia concebida pela devolução de mercadorias ao ciclo de negócios. Inclusive, o item devolvido pode ser reutilizado para outra venda, sem maiores custos. Logo, a empresa terá redução de custos, inovação, produtividade, organização e resultados positivos.

 

Os tipos de logística reversa

Logística reversa de pós-consumo

Essa ação existe para assegurar que os produtos, após consumidos, tenham uma finalidade adequada e, claro, se possível, sustentável para o meio ambiente. Com isso, o reaproveitamento do item pode trazer ainda mais lucro para a sua empresa. Em caso de reciclagem, é necessário avaliar se a mercadoria pega pode ser aproveitada adequadamente e, assim, realizar a separação dos componentes. Além disso, é imprescindível tomar cuidado para não deixar nenhum item incorreto passar no momento da separação. Portanto, fique atento!

 

Logística reversa de pós-venda

Esse procedimento é responsável por pegar a mercadoria com pouco ou quase nenhum uso e retorná-la para a cadeia de distribuição. A ideia principal é conseguir devolver todos os produtos que passam por essas situações ao mercado, ou partes deles. Por isso, itens que apresentam defeito de fabricação e necessitam de manutenção também podem ser reutilizados.

Por isso, itens que apresentam defeito de fabricação e necessitam de manutenção também podem ser reutilizados se forem ajustados conforme as regras. Preste muita atenção para não acabar danificando ainda mais a mercadoria na hora de arrumá-la. Caso isso ocorra, terá de realizar a reposição de um novo produto, o que gerará mais gastos. 

Para qualquer dúvida sobre esse e outros assuntos, entre em contato com a TRB Transporte & Logística e garanta ótimos serviços para a sua empresa.