As empresas devem sempre melhorar o serviço oferecido aos clientes e, assim, continuarem competitivos no mercado. Logo, controlar o indicador SLA na logística é uma excelente maneira de fazer isso, pois o cliente quer ter vantagens na compra e na entrega do produto.
Para que uma logística seja bem sucedida, é necessário entender a necessidade do cliente. Por isso, neste artigo explicaremos as vantagens do SLA na logística para aumentar a visibilidade sobre os pontos fracos e fortes da operação e ter sucesso nos negócios. Acompanhe a leitura do artigo.
O que é SLA?
O SLA (Service Level Agreement) acompanha se o planejado está em prática e se as expectativas estão sendo alcançadas.
Nos serviços logísticos, a ferramenta analisa a satisfação dos clientes e qualidade dos serviços por meio de uma avaliação do desempenho em diferentes etapas do serviço.
Entretanto, para que o SLA elimine eventuais dificuldades nas operações, é importante entender o que o cliente precisa e ter a certeza de que é possível atendê-lo.
Atualmente, mais da metade dos consumidores acreditam que as empresas não consideram a satisfação do cliente importante. Para mudar esse cenário, o SLA na logística ajuda a pontuar o atendimento ao cliente e fazer adaptações para melhorar o serviço.
Vantagens do SLA na logística
- Estabelecimento de prazos de entrega praticáveis;
- Maior controle operacional, possibilitando corrigir falhas;
- Facilidade no cálculo da quilometragem e duração do trajeto;
- Melhoria da reputação da empresa;
- Reconhecimento dos setores que precisam de recursos e investimentos;
- Desenvolvimento de métrica objetiva para avaliação dos serviços;
- Mais transparência, proteção e segurança entre partes envolvidas no contrato de prestação de serviços;
Como aplicar o SLA na logística?
O nível de serviço difere de acordo com o tipo e porte da empresa, podendo contemplar fases de produção, procedimentos de cobrança, venda, rastreabilidade, flexibilidade e tempo de entrega.
Apesar de uso do SLA na logística geralmente ir da compra de insumos ou matéria-prima à entrega da mercadoria no destino. Algumas empresas utilizam essa métrica também na etapa seguinte, como a assistência técnica.
Muitos contratos cobram multa quando o SLA não é atingido. Por exemplo, estabelece-se uma meta entre o embarcador e uma transportadora com SLA de 95% de entregas feitas no prazo e sem reclamações no SAC. Caso ela não seja cumprida, é sinal de que o nível do serviço ficou abaixo do esperado, como resultado da “quebra” no contrato do serviço pode-se gerar essa multa.
A principal finalidade do SLA na logística é garantir o progresso dos serviços e a satisfação dos clientes, com base no prazo de atendimento, valor acessível, garantia e qualidade. Portanto, esse conjunto de fatores determina a funcionalidade da ferramenta, já que a prestação de serviços é algo difícil de avaliar se não for a partir de indicadores de desempenho.
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