Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, são processos inteligentes usados ​​nos negócios em geral para avaliar o resultado do trabalho, de um departamento específico ou da empresa inteira. São fundamentais para acompanhar a gestão de transportes, pois esta é uma das etapas de logística que mais servem de termômetro para avaliar a procedência da empresa e gerar confiabilidade com seus clientes.

Os KPIs trabalham com os dados brutos do setor para avaliar a sua performance. Dessa forma, possibilitam visualizar padrões ocultos que ajudam as indústrias a analisarem os gargalos, o que ajuda a tomar medidas preventivas contra esses problemas. Entenda como os indicadores contribuem para o sucesso do processo logístico.

 

Qual a importância dos indicadores de desempenho na gestão de transportes?

Ter flexibilidade no atendimento é muito importante, mas os indicadores ajudam a aumentar a produtividade dos colaboradores e o desempenho geral, seja na gestão de transportes ou de outras áreas da empresa.

O setor de logística recorre aos KPIs para entender quão mal ou bem está se saindo nos negócios e em qual posição está no mercado. Fazer uma boa gestão de transportes é fundamental na cadeia de suprimentos, pois a atividade está diretamente ligada ao fluxo de produtos ou mercadorias, e trabalhar nesse monitoramento e aprimoramento garante a satisfação e manutenção dos clientes.

 

Quais os principais indicadores na gestão de transportes?

Os KPIs informam com maior precisão o desempenho da gestão de transportes. Alguns deles são fundamentais para revelar a produtividade e a qualidade de serviço na distribuição de mercadorias. Veja exemplos:

 

  • Percentual de entregas com avarias ou não conformidades;

 

  • Percentual de entregas atrasadas;

 

  • Média de tempo de espera para resolução de problemas com distribuição de pedidos;

 

  • Custo operacional dos transportes.

 

Transportadoras e empresas especializadas em logística que possuem um sistema de TMS integrado conseguem otimizar a análise destes indicadores, com relatórios precisos que o próprio software oferece. Continue a leitura para entender como esta ferramenta funciona e conferir outras dicas de como otimizar a operação de transporte de carga.

 

Como fazer uma gestão de transportes com eficiência?

Precisão do pedido

Monitora o grau de incidentes, desde a inserção do pedido até a entrega de uma remessa. Ideal para identificar padrões e corrigir continuamente erros, tornando o transporte mais seguro.

A precisão do pedido informa com exatidão se os pedidos foram atendidos e em quanto tempo, sem nenhum incidente em seu caminho. É por meio desse KPI que o setor de logística gera resultados eficazes e lucrativos.

 

Entrega no prazo

Vital para que a equipe da cadeia de suprimentos envie os produtos dentro do prazo, evitando problemas relacionados a taxas e também a insatisfação dos clientes. Ao rastrear a entrega pontual das mercadorias, a logística conquista a confiança dos consumidores, o que é sempre bom para o setor.

 

TMS integrada para validação de resultados

A gestão de transportes requer agilidade. Com isso, é inviável monitorá-la manualmente ou por meio de planilhas. Isso levaria muito tempo e poderia prejudicar a entrega. Para solucionar esse ponto, faz-se o uso de TMS (Transportation Management System), um sistema para gerenciar o transporte e a logística nas empresas.

Neste software, é possível centralizar as informações e visualizar todas as operações logísticas deste setor que lida com distribuição de mercadorias, facilitando o controle e a tomada de decisões.  Entre as principais funcionalidades do TMS estão: rastreabilidade da frota e produtos; visualização de embarques, coletas e entregas; planejamento de rotas e modais; avaliação de custos de frete e de manutenção da frota, dentre outros.

 

Treinamento da equipe

De nada adianta automatizar os processos logísticos de transporte sem uma equipe que saiba como usufruir disso, certo? Não é novidade que o desempenho dos colaboradores é importante para o sucesso de uma transportadora ou qualquer outra empresa.

Embora muitos no setor trabalhem apenas com experiência, a expertise técnica também é fundamental. Portanto, além dos conhecimentos de direção e leis de trânsito, os motoristas devem estar em conformidade com a operação logística e tudo o que ela envolve – inclusive o uso da tecnologia. Não só eles como os demais colaboradores que lidam diretamente com a cadeia de transporte de carga devem ser devidamente treinados.

 

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Tendo em vista todos esses pontos, concluímos que não existe uma fórmula única para todas as empresas. Sendo assim, a importância desses indicadores para a eficácia da logística mudará com o tempo e, portanto, precisa ser avaliada e modificada periodicamente.

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