Não é apenas a inatividade de colaboradores que pode impactar negativamente uma empresa. Caso não haja um devido controle de ociosidade de frota em transportadoras e demais organizações que trabalham com cargas, os prejuízos podem deixar o desempenho da sua empresa em marcha lenta.

 

O que é ociosidade de frota?

A partir do conceito da palavra, é possível entender o que isso significa quando atrelado ao contexto de transporte. Assim, ociosidade de frota é quando os veículos, por alguma razão, encontram-se em estado de inatividade, parados no pátio da empresa, ou quando não estão tirando o máximo de aproveitamento.

Em ambas as situações, isso representará uma possível perda de receita, pois estes veículos não estão rendendo o que deveriam. Quando inativos, eles geram custos de manutenção, seguros, impostos, entre outros. Já quando “rodam” desocupados, além destas despesas, geram gastos mal aproveitados com combustível, mão de obra, pedágios, entre outros.

Portanto, para não trazer estes e outros prejuízos, é de extrema importância que a organização tome medidas adequadas para fazer uma boa gestão de controle de ociosidade. Se você tem interesse em saber como, continue a leitura, pois a TRB reuniu algumas dicas.

 

Como fazer o controle de ociosidade nas frotas?

Para um controle de ociosidade efetivo, é preciso analisar os motivos que têm levado a frota a ficar parada ou não ter o desempenho tão bom quanto deveria. Isso está acontecendo pois os veículos passam por longos períodos em manutenção? A frota é maior do que o necessário para dar conta das entregas? Identificadas as causas, fica mais fácil solucionar o problema.

Aqui vão algumas ações que podem resolver a ociosidade da frota e torná-la mais efetiva.

 

Manutenções preventivas

É comum que alguns veículos fiquem parados por conta de problemas mecânicos que poderiam ser evitados com manutenções preventivas. Não espere um caminhão dar problema para chamar um mecânico.

Combustível e pneu costumam ser os principais gastos de uma frota. Um caminhão parado com motor ligado pode consumir aproximadamente 2 litros de combustível por hora, por exemplo. Já um pneu descalibrado pode aumentar o gasto de combustível em até 4%. Uma vez que ambos estão diretamente relacionados, algumas ações podem prolongar a vida útil dos pneus e, por consequência, diminuir os gastos. Entre elas estão o rodízio, a aferição e a correta calibragem.

Com a manutenção em dia, a vida útil dos veículos é prolongada, e os custos com consertos reduzidos. Além disso, é válido também contar com sistemas de monitoramento para acompanhar como os motoristas estão conduzindo, evitando não só acidentes como problemas decorrentes de direção imprudente ou mau uso.

 

Planejamento de rotas

Esta medida é essencial para garantir a produtividade da frota e mantê-la ativa. Ao elaborar uma rota, é importante considerar variáveis como melhores estradas, existência de trechos em que é proibida a passagem de veículos pesados, o horário definido para a entrega das mercadorias e etc.

Traçar uma boa rota maximiza o potencial de entrega. Além do mais, é possível programar coletas durante o trajeto, aliando-as à entrega de mercadorias. Assim, teremos a otimização do tempo do profissional, do uso do combustível e dos outros recursos envolvidos.

 

Uso da tecnologia

Ter a tecnologia como aliada, seja na gestão do controle de ociosidade ou de outras áreas, é sempre uma boa solução, que gera economia de tempo e dinheiro. Os softwares, como sistema de gestão de entregas, são um bom investimento para ter maior controle de documentações, evitando problemas de liberações. Dessa forma, podem ajudar a traçar as melhores rotas para aumentar a produtividade da frota.

 

Soluções de transporte com a TRB Logística

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