Não é de hoje que a tecnologia tem sido uma grande aliada no setor logístico. Dentre estas inovações, a etiqueta inteligente surgiu como uma solução para otimizar a rastreabilidade dos itens, garantindo agilidade e eficiência em diversos processos da cadeia de suprimentos.

 

O que é Etiqueta Inteligente?

Também chamada de smart label, a etiqueta inteligente nada mais é do que um acessório eletrônico sob a roupagem de uma etiqueta convencional. Ela funciona com uma tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), que significa Identificação por Radiofrequência. Ou seja, trabalha com um modo de identificação por meio de ondas eletromagnéticas ou sinais de rádio que atuam de forma automática.

Para isso, estas etiquetas são constituídas por alguns componentes, como  microchips para guardar os dados e um sistema de antenas. Tais informações são devidamente capturadas por um leitor, que faz a coleta e o registro e as envia para um sistema de gestão. A estrutura que compõe a RFID é a seguinte:

 

  • Antena: é por meio dela que a comunicação sem fio ocorre, tanto para receber as ondas de rádio quanto para transmiti-las. Cada antena opera em uma faixa de frequência específica.
  • Tag ou Transponder: contém um chip com os dados registrados do produto, além de uma resistência, que funciona como uma antena. Também conta com invólucro de silicone ou plástico para proteger o chip. O objetivo é transmitir e atender os direcionamentos recebidos por radiofrequência.
  • Leitor: responsável por estabelecer a comunicação com as tags através da antena, por emissões de sinais de radiofrequência. A etiqueta inteligente recebe o sinal e retransmite os dados do produto para o software de gestão utilizado.

 

Como funciona a etiqueta inteligente na prática?

Para que esse sistema funcione, é preciso que a etiqueta tenha um circuito integrado, além da antena que capta o sinal. Assim, é possível enviar os dados ao leitor, que converterá as ondas de rádio.

As informações coletadas a partir das tags são enviadas para um sistema de computador. É nele que está o banco de dados, dentro do qual as novas informações podem ser inseridas e armazenadas para futura análise e compartilhamento.

 

Etiquetas inteligentes na logística

As etiquetas inteligentes têm diversas contribuições dentro da logística, pois são capazes de rastrear os itens com alta precisão, facilitando sua localização imediatamente, assim como tendo acesso rápido às suas informações. Dessa forma, cada produto que a empresa pretende mapear recebe uma dessas etiquetas com o registro de número de série, dados do fabricante, entre outros.

A adoção das smart labs surge como uma alternativa ao código de barras nos processos logísticos. Elas contam com a vantagem de que não é necessário fazer a leitura de forma estática, pois possui uma capacidade de captura maior que as dos leitores ópticos. Isso significa que é possível identificar os itens com longo alcance, mesmo que eles estejam em locais com maior dificuldade de acesso, como no alto.

Além do seu auxílio em especial na gestão de estoque, com melhor identificação e evitando erros de contagem, a etiqueta inteligente ajuda no rastreamento e monitoramento das entregas. Assim, proporciona uma maior visibilidade dos pedidos gerados, melhor rastreamento da carga, e ainda, contribui na velocidade das entregas.

 

Soluções efetivas com a TRB

A TRB Transporte & Logística está sempre trabalhando com inovações para otimizar as operações logísticas de sua empresa. Se você está em busca de um operador logístico com experiência no mercado, conte com nossos serviços. Entre em contato conosco para saber mais de que forma podemos contribuir para seus negócios.