Já se foi a época em que os serviços logísticos estavam associados apenas a controle de estoque e entrega de mercadorias. Atualmente, este mercado está em constante busca de novas tecnologias e metodologias de gestão para administrar as empresas. A logística integrada surgiu desta necessidade da evolução do mercado.

O que é logística integrada?

A logística integrada se refere a um formato de gestão que interliga toda a cadeia produtiva de uma empresa, da origem do produto com o fornecedor até o manejo no estoque e a entrega final ao cliente. Nesse contexto, ela utiliza a tecnologia como aliada para cuidar dos processos logísticos de maneira integral. Essa abordagem integrada visa melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e proporcionar uma experiência mais satisfatória ao cliente, garantindo que todas as etapas da cadeia de suprimentos estejam alinhadas e coordenadas de forma eficaz.

Além disso, o conceito de logística integrada é realizar a junção e incorporação de diversos processos que antes eram feitos de forma isolada ou sem compartilhamento imediato de dados e informações. Com isso, essas tarefas ficam bem alinhadas, otimizando a comunicação entre as partes e, consequentemente, o rendimento da produtividade.

Qual a importância?

A logística integrada trabalha com a união entre as áreas para garantir mais agilidade e praticidade nas etapas da cadeia de suprimentos. Além disso, o compartilhamento das informações por meio da tecnologia possibilita tomadas de decisões mais assertivas. Essa integração facilita a coordenação entre os diferentes setores envolvidos, promovendo uma gestão mais eficiente e adaptável às demandas do mercado.

Seu intuito é que, por meio de soluções inteligentes, os departamentos trabalhem de maneira mais sincronizada e dinâmica, reduzindo erros e contribuindo para a produtividade. Ao adotá-la, será possível melhorar não só a cultura organizacional como também a experiência do cliente e o relacionamento com fornecedores.

Além de pontos tão almejados por qualquer gestor logístico, como a agilidade, produtividade e qualidade nas operações, alcançam-se outros dois aspectos por conseguinte: a redução de custos e desperdícios. Ou seja, empresas que apostam nesta integratividade só tem a ganhar.

Como implementar a logística integrada?

Para aplicar esse conceito em sua empresa, é essencial que ela seja capaz de rastrear, de forma automatizada, todo o ciclo de operações. Ainda mais que isso inclui desde a aquisição de insumos, passando pelo armazenamento e gestão de estoque, até a roteirização e entregas ao cliente final. Sem dúvida é um processo complexo que demanda atenção e experiência para implementar.

Por isso, é imprescindível fazer o uso de soluções inteligentes. Sem ferramentas tecnológicas, softwares de gestão e aplicações em nuvem, essa integração seria praticamente impossível. Entretanto, uma alternativa extremamente viável que facilita essa otimização é buscar por um provedor logístico que possa assumir toda a cadeia de suprimentos de sua empresa.

Com décadas de experiência, a TRB Transportes & Logística oferece toda a estrutura tecnológica e física, além da expertise necessária, para otimizar os processos logísticos de seus negócios de maneira integrada. Entre em contato com nossa equipe de especialistas para atendermos você de forma personalizada e realizar o orçamento de nossa parceria.