Com o senso de urgência dos consumidores cada vez mais presente, especialmente no que se trata do e-commerce, ter uma visibilidade constante dos processos logísticos é mandatório na cadeia de suprimentos. É por isso que o Real-Time Visibility tem sido uma carta na manga para quem quer se destacar em vantagem competitiva.

 

O que é Real-Time Visibility?

Na logística, Real-Time Visibility significa, como na tradução literal, visibilidade em tempo real, neste caso, de todos os eventos logísticos da empresa. É a capacidade de  rastrear e monitorar o movimento de mercadorias e materiais ao longo da supply chain, da aquisição de matéria-prima até a entrega final.

Desta forma, envolve a captura de dados sobre a localização, status e condição das cargas e o fornecimento de informações atualizadas às partes interessadas. Essas informações podem incluir prazos de entrega estimados, possíveis atrasos e problemas com a carga.

Para isso, a solução combina dados de várias fontes, incluindo dispositivos habilitados para GPS, sensores IoT e sistemas de gerenciamento de transporte (TMS). Assim, a Real-Time Visibility permite que as empresas tenham total visibilidade de suas operações.

 

As vantagens da Real-Time Visibility

Ao ter este acesso em tempo real, as empresas podem tomar decisões mais assertivas em relação a seus processos, que refletem em toda a cadeia de suprimentos, como o gerenciamento de estoque, a redução dos prazos de entrega e o aprimoramento do atendimento ao cliente.

A solução também permite o gerenciamento proativo de riscos, fornecendo alertas para possíveis atrasos, interrupções ou outros problemas que possam afetar seu desempenho logístico. A seguir, você confere algumas das principais contribuições da Real-Time Visibility.

 

Melhoria na tomada de decisões

A visibilidade em tempo real permite ao gestor avaliar e tomar decisões de forma rápida e aprimorada. Assim, também é possível intervir na operação logo que surge um problema, antes dele causar estragos. Ao ser notificado imediatamente sobre o contratempo, os gestores se colocam prontamente a encontrar soluções que podem ser adotadas.

 

Agilidade na cadeia de suprimentos

Mapear todos os processos da cadeia de suprimentos em tempo real, analisando o funcionamento das etapas a partir de métricas de desempenho, permite tomar medidas adequadas mais rapidamente, caso algum ajuste surja. Um exemplo disso, é enviar veículos auxiliares para motoristas que estejam com alguma dificuldade nas entregas, evitando atrasar o prazo estimado.

 

Automatização dos processos

Com a ferramenta certa de visibilidade em tempo real, é possível, ainda, diminuir os trabalhos manuais e automatizar processos, desde o rastreamento até a comprovação de entregas. Novamente, isso se reflete no tópico anterior, que é a agilidade nos processos.

Pode-se calcular automaticamente o tempo estimado de chegada do motorista para enviar as informações corretas tanto ao cliente embarcador quanto ao consumidor que aguarda o produto.

 

Indicadores logísticos

Com a Real-Time Visibility, os indicadores logísticos podem ter melhores resultados.  É o caso do OTIF (On-Time & In-Full), que mede se as entregas estão sendo realizadas dentro do prazo e sem erros. Esse indicador mede o nível de serviço, e está entre os principais avaliados pelo cliente.

 

Conte com a TRB

Ao adotar o Real-Time Visibility, todos os envolvidos na operação têm a ganhar. O transportador com as informações atualizadas e a possibilidade de evitar problemas; o embarcador, ao receber os comprovantes de entrega em tempo real; e o cliente final, ao receber as informações atualizadas sobre o status de seu pedido.

Se você busca por um parceiro logístico com a capacidade de entregar soluções baseadas em informações em tempo real para promover a melhora de desempenho de sua empresa, conte com a TRB Transporte & Logística. Entre em contato com nossa equipe de especialistas e faça seu orçamento.