A logística farmacêutica tem extrema relevância para a saúde pública do país. Afinal, é por meio dela que este setor consegue receber suprimentos como vacinas, medicamentos e correlatos. A gestão deste processo, no entanto, é um pouco mais rigorosa que as demais áreas de logísticas, pois exige uma série de regulamentações e legislações a serem seguidas.

Neste artigo da TRB, apresentaremos os desafios da área, além de quais qualificações uma empresa de transporte ou provedor logístico precisa ter para prestar este tipo de serviço. Acompanhe a leitura para fazer uma sábia escolha de parceria.

 

Os diferenciais da Logística Farmacêutica

Como já adiantamos, a logística farmacêutica lida com produtos da área da saúde, englobando o planejamento, a implementação e o controle do fluxo de distribuição de remédios e outras mercadorias, bem como de seu armazenamento e transporte.

Por se tratar de uma carga sensível e destinada ao uso da população, podendo trazer complicações se não se encontrar nas devidas condições, ela está sujeita a uma fiscalização envolta de normas e licenças específicas impostas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). No Brasil, existem duas leis que orientam sobre o transporte e armazenamento de medicamentos:  a Lei nº 6360/76 e a Lei nº 5991/73.

Elas abordam questões como:

 

  • Características dos equipamentos e instalações para armazenar os produtos;
  • As regras para o transporte de medicamentos, considerando as embalagens, veículos e até mesmo contêineres;
  • Auditorias internas e externas para identificar problemas e saná-los ao longo da cadeia de suprimentos;
  • Os padrões de treinamento, higiene e responsabilidade para os profissionais etc.

 

A Anvisa também determina resoluções que fornecem instruções para as empresas com regras específicas, como boas práticas para serem adotadas no transporte de medicamentos. Vale a pena ficar de olho especialmente nas RDCs 304/19 e 430/20.

 

Qualificações de uma empresa de transporte para logística farmacêutica

Como visto, nem todo provedor logístico ou empresa de transporte está apta a operar com a logística farmacêutica, visto que esta implica alguns diferenciais dos demais setores. O principal deles é agir com base nas leis e de acordo com o controle da Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para isso, é preciso que sua empresa parceira, antes de mais nada, seja certificada e tenha as licenças necessárias para prestar este tipo de serviço, como a Autorização Especial de Funcionamento (AFE) e a Licença de Funcionamento. Além disso, é imprescindível que ela tenha a capacidade de lidar com as seguintes situações e desafios:

 

Seguir as normas dos órgãos reguladores

A Anvisa, autoridade máxima da Vigilância Sanitária no Brasil, exige uma série de regras para manter o controle de qualidade na logística farmacêutica, entre elas:

 

  • Oferecer informações sobre os tipos de medicamentos comercializados;
  • Detalhamento das etapas de operação, transporte e armazenagem das mercadorias;
  • Cuidados com a manipulação de produtos perecíveis;
  • Requerimento de profissionais treinados para lidar com estas mercadorias.

 

A empresa de transporte tem que estar preparada para atender a todas estas exigências, agindo de acordo com a legislação.

 

Equipe qualificada e bem treinada

Uma das obrigatoriedades para operar com logística farmacêutica é contar com um farmacêutico inscrito no Conselho Regional de Farmacêutico em sua equipe. Além disso, é preciso treinar os demais profissionais, bem como fornecer preparação para:

 

  • Seguir instruções do fabricante em relação a temperatura, umidade, exposição à luz, entre outros;
  • Conferir os lotes dos medicamentos com precisão;
  • Armazenar os produtos com segurança para manter sua integridade;
  • Garantir a segurança na entrega dos produtos.

 

Automação e integração logística

Na logística, de modo geral, a tecnologia é crucial para automatizar os processos, mas no caso da farmacêutica é ainda mais fundamental para evitar ao máximo falhas humanas. Além da adoção de softwares, é importante, no entanto, saber usá-la a seu favor para fazer a gestão dos mais diversos processos como a de estoque, monitoramento de mercadorias e de transporte com rastreamento veicular, etc.

Além disso, apostar na logística integrada para sincronizar as etapas e conectar todas as outras áreas da empresa, como a de produção e o financeiro, é uma carta na manga para potencializar a produtividade, minimizar os custos e, consequentemente, aumentar seu potencial de competitividade no mercado.

 

Conte com a TRB para ser seu parceiro de logística farmacêutica

A TRB Transporte & Logística possui todas as licenças e qualificações necessárias para operar com a logística farmacêutica. Além de estar apta a transportar este padrão de carga de acordo com as melhores práticas por lei, temos uma farmacêutica própria que atua dentro de nossas instalações, trabalhamos com a tecnologia como aliada para atuar nos outros processos logísticos como a armazenagem de medicamentos e correlatos, com segurança, agilidade e credibilidade. Entre em contato conosco e seja nosso parceiro.