A demanda por serviço logístico de armazenagem vem crescendo muito no Brasil nos últimos 10 anos. Por conta disso, muitas empresas optaram por deixar de ter estoque próprio e passaram a investir na terceirização logística.

Devido ao alto custo com armazenagem, é necessário manter uma equipe especializada para cuidar da expedição de materiais. Sem falar na necessidade de criar uma célula interna dedicada a essa operação. E esse não é o core de muitas empresas.

A armazenagem representa o maior custo logístico: 53%, segundo a pesquisa Perfil dos Operadores Logísticos no Brasil 2019/2020, encomendada pela ABOL. De acordo com o coordenador do Núcleo de Infraestrutura, Supply Chain e Logística da FDC, Paulo Resende, a terceirização de ativos, principalmente veículos, equipamentos e a própria armazenagem, fazem parte de um movimento mundial. Isso permite que o embarcador fique mais focado nos seus negócios.

Tendo em vista essa tendência, muitos transportadores, de pequeno a grande porte, estão apostando também nesse mercado. Eles estão oferecendo controle de estoque e infraestrutura, ampliando a gama de serviços logísticos. Esse é um dos principais motivos para o crescimento da demanda por serviço logístico de armazenagem.

Vantagens da terceirização do serviço logístico de armazenagem

A grande vantagem da terceirização dos serviços logísticos de armazenagem é a otimização de tempo, custos, processos e equipes. Estruturas multiclientes são utilizadas pelas empresas de logística, que são especializadas. Isso permite o compartilhamento da área com diferentes embarcadores, resultando na capacidade de realizar mais com menos recursos. Além disso, essa parceria torna-se altamente atrativa para todos os elos da cadeia.

De fato, para o embarcador, o maior benefício é a redução de custos fixos, tanto com pessoas quanto com estrutura. Isso significa que ele não precisará se preocupar com essas questões, como a busca por novas tecnologias, e poderá se dedicar exclusivamente à sua atividade principal. Como resultado, terá mais tempo disponível para investir na ampliação do seu negócio. 

Vale a pena analisar

No entanto, mesmo com o aumento da demanda por serviços logísticos de armazenagem, é necessário realizar uma avaliação das próprias operações e da região de atuação antes de buscar a terceirização. É importante observar que existem municípios como Natal/RN, Feira de Santana/BA e Campo Grande/MS, por exemplo, que carecem de pontos de estoque. Portanto, as transportadoras ou os Operadores Logísticos que oferecem serviços de armazenagem e gestão de estoques nessas localidades são opções excelentes para os embarcadores que precisam atender a essas demandas.

Por meio da utilização de pontos de estoque distribuídos estrategicamente pelo interior do Brasil, as empresas têm a capacidade de expandir sua atuação. Considerando o alto custo do transporte, a proximidade do estoque em relação ao cliente resulta em uma maior economia e agilidade no processo de entrega.

Nota-se que muitos embarcadores estão fazendo parceria com empresas de logística para ampliarem sua capilaridade. Dependendo da operação, a redução dos custos logísticos com a terceirização poderá chegar a 30%. Contratar empresas especializadas em armazenagem, estoque e transporte é a opção mais eficiente.

E você? Já pensou no assunto?

Serviços logísticos de armazenagem é com a TRB

A TRB é especializada em serviços de armazenagem, com soluções personalizadas para suas necessidades. Nossos pontos de estoque estratégicos e equipe qualificada garantem segurança, agilidade e otimização dos processos. Contate-nos para impulsionar seu negócio através do cuidado especializado do seu estoque.