Independentemente do tamanho da empresa, os processos logísticos estão presentes em sua operação, do recebimento dos produtos dos fornecedores à entrega aos clientes. A partir do momento em que os negócios começam a escalar, pode ser interessante partir para a terceirização logística.

 

Por que optar pela terceirização logística em sua empresa?

A logística da empresa é uma área que demanda tempo, dinheiro e qualificação profissional. Um erro simples em uma das etapas na cadeia de suprimentos pode impactar todo o restante do processo e trazer prejuízos financeiros – e isso inclui perda de mercadorias, e mesmo, de clientes.

A melhor maneira de não ter dores de cabeça ao longo desta jornada de venda é com a terceirização logística. Para comprovar isso, a TRB listou cinco benefícios ao contratar um operador logístico especializado.

 

Redução de custos

Algumas pessoas podem pensar que contratar um prestador para delegar serviços vai representar um gasto extra. Mas o que acontece na prática é o contrário. Uma das grandes vantagens da terceirização logística é a redução dos custos. Principalmente pelo fato de dispensar a contratação de novos funcionários para se encarregar deste processo.

Terceirizar a armazenagem dispensará a necessidade de comprar/alugar e manter um galpão logístico. Assim como terceirizando os serviços de transporte, não será preciso investir em uma frota própria, o que também exterminará gastos com manutenções mecânicas e abastecimento.

 

Qualidade na operação logística

Ao contratar uma empresa especializada em logística como a TRB, você terá a confiança de estar entregando este processo nas mãos de quem entende do assunto. Por mais competente que seja o gestor, a internalização deste processo pode ser comprometida com limitação de recursos, falta de tempo e outros fatores.

Um operador logístico, por outro lado, possui um know how para atuar com eficiência, e conta com uma equipe qualificada para se encarregar das operações. Por conseguinte, representa melhorias nos serviços da empresa como um todo.

 

Tecnologia e equipamentos de ponta

Os parceiros logísticos usam a tecnologia como aliada. Eles oferecem modernos sistemas e equipamentos para armazenagem e transporte das mercadorias, o que reduz os custos com a aquisição e manutenção destes itens. Além disso, atuam com softwares e recursos tecnológicos na gestão e controle dos procedimentos. Dessa forma, permitem maior fluidez no trabalho, gerando métricas e indicadores de desempenho.

 

Eficiência na entrega e transporte

O transporte e distribuição de mercadorias é uma das etapas logísticas mais delicadas, por isso deve ser realizada com cautela e atenção. Com a terceirização logística, a empresa delega a profissionais capacitados a responsabilidade de acondicionar a carga de forma adequada e levá-la ao destino final com total segurança, traçando a melhor rota, de maneira a respeitar o prazo de entrega, atuando com agilidade e veículos em plenas condições.

 

Otimização de tempo

Caso ainda esteja na dúvida se terceirizar a logística é uma boa ideia, eis uma vantagem bem atrativa para adotá-la em sua companhia.  Delegando esta função, toda a parte burocrática da cadeia de suprimentos deixa de ser uma preocupação interna. Assim, sobrará muito mais tempo para focar no core business de sua empresa, se empenhando em outras tarefas para aumentar o desempenho dos negócios, como no atendimento ao clientes, estratégias de marketing e vendas, etc.

 

TRB Transporte & Logística é a solução

Agora que já conhece todos estes benefícios da terceirização logística, basta ir em busca de um parceiro com expertise para assumir esta operação da sua empresa. A TRB Transporte & Logística possui quase 30 anos de experiência na área e pode te auxiliar. Entre em contato conosco para saber de que forma podemos ajudá-lo!