A alta produtividade de uma ferramenta depende de seu uptime. Na manutenção de ativos, é essencial haver um spare parts management rápido e eficiente que mantenha altos níveis de SLA e uma alta produtividade.

Para que uma ferramenta de alta performance realmente corresponda ao que se espera dela, entregando produtividade e agilidade, dentro do ROI calculado, é preciso que seu uptime seja o mais alto possível. Por isso é importante que haja um serviço de manutenção que saiba exatamente o que precisa ser entregue, quando e onde. Além de ser necessário que essas peças existam na quantidade certa, com a qualidade adequada e sem que este processo gere custos desnecessários.

A isto damos o nome de gestão de peças sobressalentes, ou spare parts management.

Na Fórmula 1, por exemplo, os melhores carros e os melhores pilotos dependem de um pit stop de excelência. Cada segundo parado nos boxes pode ser determinante para um ótimo resultado. Imagine o trabalho de uma equipe inteira sendo desperdiçado porque faltou um pneu!

Em tecnologia se aplica a mesma lógica. Uma regra conhecida é que qualquer sistema só será tão rápido quanto seu componente mais lento.  Todas as partes estão interconectadas e não adianta investir no melhor equipamento se por trás dele não há uma gestão eficiente de manutenção e reposição de peças sobressalentes. Isto é spare parts management.

Para a maioria das empresas, manter um estoque de peças sobressalentes otimizado é um processo complexo, oneroso e bastante externo ao seu core business. A inteligência de logística necessária para que cada peça esteja disponível no local certo e no momento necessário, demanda estrutura e know-how próprios.

Muitas empresas mantem grandes estoques de peças de baixa demanda, o que impacta em espaço de armazenagem, custos de aquisição e até perdas por defasagem. Sem contar nos problemas logísticos relacionados à entrega dessas partes.

A parceria com uma empresa especializada garante que este processo se torne mais eficiente e de menor custo. Além de garantir que a sua empresa permaneça focada no que realmente importa.

A divisão de tecnologia da TRB Transporte e Logística domina desde o processo da armazenagem em estoques decentralizados, estrutura de entregas expressas e BPO (Business Process Outsourcing), com estrutura, recursos e experiência para assumir a demanda de sua empresa por gestão de spare parts, permitindo assim a manutenção de excelentes níveis de SLA.