Que a internet revolucionou o comércio e a relação de compra e venda não é novidade, certo? No entanto, o que ainda poucos sabem é que dá para empreender vendendo sem possuir estoque e espaço físico para isso. Sabe como? Por meio do dropshipping.

Se você não tinha ouvido falar neste termo até então, mas deseja saber tudo que está por trás desta operação e conhecer suas vantagens, continue acompanhando este conteúdo sobre dropshipping que o blog da TRB preparou.

 

O que é dropshipping?

O dropshipping é um modelo de comércio eletrônico em que o lojista faz a intermediação das vendas pelo e-commerce mas transfere a responsabilidade  pelo estoque e o envio de produtos a um terceiro.

A empresa fecha uma parceria com um ou mais fornecedores, anuncia e vende os produtos em seu marketplace ou loja virtual. Ela não possui os produtos em seu estoque, pois os processos logísticos, armazenamento e entrega ficam sob a responsabilidade do fornecedor ou empresa lojista parceira.

Este método de gestão e vendas pela internet é extremamente promissor e vem se destacando, pois os empresários enxergaram o potencial deste mercado. Além disso, trata-se de um formato interessante, que atrai a atenção especialmente de quem quer começar a empreender, já que não requer estrutura física para isso.

 

Como funciona o dropshipping?

O processo de dropshipping não é complexo, mas exige que haja uma divisão de tarefas entre o lojista e o fornecedor, que trabalham em conjunto pela satisfação do cliente. A cada venda, a loja paga o custo ao fornecedor e este se encarrega da separação e envio ao consumidor final.

Para que isso funcione, são necessárias algumas etapas básicas.

 

Pedido

O cliente realiza o pedido do produto por meio do marketplace ou e-commerce do lojista. O pagamento da compra será feito por esta mesma loja virtual, pelo valor que foi anunciado nela.

 

Repasse do pedido

Com o pedido em mãos, o lojista irá repassá-lo para o fornecedor com quem tem o acordo de dropshipping para que este assuma as próximas etapas, pagando a ele o valor combinado. O lojista ficará com o lucro de acordo com o preço que ele estabeleceu em sua loja.

É possível que o cliente nem fique sabendo dos detalhes por trás da operação, ou seja, que tem um fornecedor envolvido. Isso pode acontecer caso ele se atente a detalhes fiscais, observando, por exemplo, que o pagamento foi realizado a uma empresa e a nota fiscal pode ter como emissor outro empreendimento.

 

Separação e envio do pedido

Os processos logísticos estarão a cargo do fornecedor, que se responsabiliza por:

  • Emitir a nota fiscal;
  • Separar a mercadoria;
  • Providenciar o transporte;
  • Entregar a mercadoria ao destino final (cliente).

Vantagens do Dropshipping

Vamos começar pelo fato do dropshipping ser atrativo por proporcionar um leque de oportunidades e possibilidades sem precisar investir em uma estrutura logística. Vantagens dessa modalidade acontecem em mão dupla, beneficiando tanto a empresa lojista quanto a fornecedora.

O lojista não tem a necessidade de investir em estoque, depósito, transporte e entrega de mercadorias, cabendo a ele apenas aplicar boas práticas de venda e atendimento. Por outro lado, o fornecedor consegue multiplicar sua força de vendas, contando com parceiros que disponibilizam seus produtos em vários e-commerces pelo país.

Outros diferenciais do dropshipping são o baixo custo inicial, pois não precisa investir em mercadoria; a isenção de custos de manutenção de estoque ou funcionários para separação; a oferta de uma maior variedade de produtos.

 

Logística da TRB

Gostou do conteúdo e de entender como funciona este processo? Então, não deixe de ficar de olho aqui no blog da TRB Transporte & Logística e em nossas redes sociais, onde estamos sempre atualizando com assuntos e tendências do mercado.

Se você possui uma empresa que atua no e-commerce, aproveite para conhecer nossos serviços logísticos para impulsionar suas vendas. Entre em contato conosco para saber mais e alavancar seu negócio.