No cenário de consumo atual, com as compras concentradas no e-commerce, a entrega dentro do prazo é primordial para proporcionar uma boa experiência ao cliente. Assim sendo, a entrega agendada pode ser uma estratégia determinante para o destaque de sua empresa diante da concorrência.

Ademais, este tipo de entrega otimiza a logística das empresas, pois permite um planejamento mais eficiente do processo, gerando também economia para a operação. Por isso, entenda mais sobre o assunto neste artigo da TRB.

 

O que é entrega agendada?

Atualmente, muitas empresas já oferecem a possibilidade de escolher o período do dia em que se quer receber a entrega, no entanto, a entrega agendada consegue ir além. Isso porque trata-se de um estilo de entrega definida pelo varejista ou transportador, que permite ao cliente selecionar a data e até mesmo horário para ter seu pedido entregue.

Desta forma, os prazos são mais precisos, com intervalos mais curtos, de duas horas ou menos. Isso agrega para experiência do cliente e da própria empresa, já que proporciona maior flexibilidade, conveniência e, consequentemente, satisfação no processo de compra e entrega.

 

Vantagens da entrega agendada

Com a entrega agendada, o cliente não terá que ficar horas a fio esperando o entregador bater a sua porta. Dessa forma, com uma janela de entrega mais precisa, ele consegue se programar melhor para receber o pedido sem atrapalhar a sua rotina de afazeres.

Isso por si só já desponta como um diferencial para sua empresa, que estará um passo à frente para conquistar novos leads quanto para fidelizar aqueles que já compraram com você. Mas as vantagens não param por aí. Abaixo, apresentaremos alguns motivos para adotar a entrega programada em sua oferta de frete.

 

Melhor relacionamento com o cliente

Conforme dito anteriormente, com a entrega agendada você pode conquistar um grande diferencial competitivo. Se um cliente só pode receber a mercadoria em um determinado horário mas sua empresa não tem como ofertar isso a ele é provável desista da compra. Ou seja, ao permitir a escolha do horário de entrega, a efetivação da compra e a possibilidade de retorno do cliente são quase certos.

 

Otimização das entregas e processos logísticos

Oferecer este tipo de serviço contribui para o controle sobre a saída de mercadorias da loja. Ainda, como cada uma tem seu dia e horário especificados, é mais fácil para organizá-las e monitorá-las.

Além disso, como é o cliente que escolhe quando irá receber seu produto, as chances de encontrar o local de entrega vazio se tornam bem menores, o que reduz, também, a volta do mesmo.

Para potencializar a eficiência logística, as tecnologias inteligentes para o gerenciamento de transporte, como o TMS, aprimoram o planejamento, monitoramento e controle das entregas programadas. Isso resulta em maior redução de erros e otimização de recursos.

 

Redução de custos

Ao ser integrada com outras ferramentas e ações, esta entrega pode se tornar uma grande aliada na busca por economia ao reduzir os custos logísticos. Algumas destas estratégias são o uso da roteirização inteligente, que permite criar rotas mais eficientes que auxiliam na otimização da sequência das entregas já programadas.

Assim, minimiza-se a distância percorrida, o que leva à redução do consumo de combustível e ao aumento da eficiência da operação. Tal como o agrupamento de pedidos, por regiões geográficas ou em horários específicos. A roteirização também auxilia neste processo, permitindo reduzir o número de veículos em rota e, consequentemente, os custos operacionais.

 

Entregas otimizadas com a TRB

Para oferecer a entrega agendada, é necessário investir em tecnologia inteligente com ferramentas de gestão. Essas precisam ser capazes de viabilizar esta seleção de datas de horários disponíveis, e que se integrem com os sistemas de transporte e distribuição. Além disso, ela requer uma infraestrutura logística sólida e robusta. A TRB tem o que você precisa para otimizar as entregas de sua empresa. Entre em contato conosco e se torne nosso parceiro.