Em empresas de transporte, o tempo é um ativo muito importante. Por isso, é fundamental contar com softwares como sistema TMS para automatizar as operações do dia a dia. Isso agrega na produtividade, eficiência, redução de custos, entre outros benefícios.

Neste artigo, a TRB irá abordar como este sistema pode contribuir para a otimização dos processos logísticos e de transporte. Veja só tudo o que ele tem a oferecer.

 

O que é TMS?

O TMS (Transportation Management System) é conhecido como um Sistema de Gestão de Transportes. Ele é utilizado pelas transportadoras e empresas logísticas para controlar os processos de transporte. Pode ter dois direcionamentos, sendo eles:

  • TMS Embarcador: é voltado para empresas que contratam transportadoras e provedores logísticos para o embarque dos produtos gerenciarem os serviços logísticos realizados;
  • TMS Transportador: voltado para as próprias transportadoras e empresas que realizam o serviço de transporte terem o controle de suas operações.

 

Sistema TMS com roteirizador

Os roteirizadores têm o objetivo de calcular as melhores rotas para as entregas. Entretanto, comumente, são programas que não têm nenhuma integração com os outros softwares. Isso faz com que as empresas tenham que arcar com mais custos além do aumento do trabalho operacional. Afinal, precisam compartilhar as informações entre os diversos sistemas utilizados.

Hoje, é possível encontrar um sistema de TMS que conta com um roteirizador de ponta. Assim, ele cria a demanda e planeja o trajeto do motorista, tudo na mesma plataforma, sem cobranças extras.

O TMS com roteirizador, ainda, pode fazer isso de maneira automática, integrado ao ERP ou CRM de vendas que a sua empresa já usa, a partir da inserção dos dados do pedido. Com isso, ele consegue iniciar a roteirização assim que tem acesso a informações como número da nota fiscal, destino, valores, volumes e afins.

 

Como o sistema TMS auxilia nos processos de transporte?

Além de automatizar as tarefas, trazendo mais agilidade para os serviços, o sistema TMS possui uma gama de funcionalidades, que vai da emissão de documentos de frete, cubagem de veículos e de baixas de entregas até realizar a integração entre as etapas e sequenciar rotas para as entregas.

Assim, é um software bem completo no que diz respeito às rotinas relacionadas ao transporte. Ele fornece um total controle das atividades, ainda mais quando se integra às informações de outros programas, como o ERP. Pode ser adotado tanto por empresas que possuem frota própria quanto pelas que contratam terceiros para o serviço, além de operadores logísticos. Veja como o TMS colabora para a eficiência nos processos de transporte.

 

Cálculo e simulação de frete

O TMS oferece a possibilidade de fazer uma simulação do cálculo do frete que será cobrado para cada entrega. Por meio dele, utilizam-se as tabelas de frete de diferentes rotas, considerando todas as variáveis da formação do preço e fazendo o cálculo total. Isso guia o gestor para uma tomada de decisão mais precisa e assertiva, levando em questão fatores como valor, prazo de entrega, modal.

 

Emissão e gestão de documentos

Os documentos referentes à mercadoria que está sendo levada podem ser emitidos e organizados de forma automática pelo sistema, como CT-e, CIOT, MDF-e, NFS-e e GNRE. Isso porque faz com que o cálculo também seja feito automaticamente. Assim, reduz o tempo necessário para a conclusão do processo. Além disso, possíveis erros de cálculos manuais são anulados.

 

Roteirização

O sistema TMS proporciona uma roteirização inteligente, o que ajuda a otimizar rotas para escolher o melhor destino para as entregas. Isso evita perdas e reduz tempo de entrega. Logo, alguns dos benefícios agregados são uma redução expressiva de custo com contratação de transportes. O resultado é o aumento da capacidade de entrega e melhoria no índice de entregas no prazo.

 

Rastreamento de carga e acompanhamento de entregas

Quanto mais informações houver a respeito dos status das entregas, maior é a possibilidade de se antecipar aos riscos e adotar medidas necessárias. O rastreamento das entregas permite realizar a gestão das ocorrências para prever o problema e avisar o cliente imediatamente.

Gerar mais informações para o SAC é outro benefício, informando o cliente sobre o status do seu pedido. Dessa forma, é possível saber se a carga foi coletada, está em trânsito, saiu para entrega, se foi entregue, ou como visto, até mesmo apontar alguma ocorrência.

 

Avaliação de desempenho

Uma das grandes vantagens dos sistemas é a possibilidade de gerar relatórios que dão uma visão resumida e precisa a respeito dos resultados dos processos. O TMS possui esse módulo que permite avaliar o desempenho de cada etapa, auxiliando na tomada de decisão e redirecionamento das estratégias.

Com essas informações, é possível elaborar dashboards. Eles proporcionarão rápida visualização dos dados, com as informações relevantes dispostas de maneira resumida, além de criar indicadores de desempenho para cada processo.

 

Entregas otimizadas com a TRB

Se você pensa em terceirizar as entregas de sua empresa, precisa contar com uma transportadora ou provedor logístico que esteja atualizado com as tecnologias e tendências de mercado. Por isso, conte com a TRB Transporte e Logística como parceiro. Utilizamos os mais avançados softwares de gestão como o sistema TMS. Entre em contato conosco para alavancar seus negócios!