Prezar por entregas e serviços cumpridos dentro do prazo é primordial para o processo logístico das empresas.  Nisso, a gestão de transporte, que envolve traçar rotas, deve ser uma prioridade. No entanto, com a alta demanda de pedidos, fica inviável controlar isso manualmente, assim, contar com um sistema de roteirização é imprescindível.

 

O que é um sistema de roteirização?

A roteirização na logística segue o mesmo conceito do termo “routing”, em inglês. A roteirização envolve o processo de determinar um ou mais roteiros ou sequências de paradas que os veículos devem cumprir. O propósito é visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pré-determinados, para, neste caso, realizar as entregas.

Sendo assim, um sistema de roteirização permite definir trajetos – ou rotas, propriamente ditas – tanto para que as entregas ou coletas sejam realizadas.

Sistemas mais modernos de roteirização também fazem cálculos de cubagem para definir a rota conforme a capacidade de carga dos veículos. Na roteirização, podemos considerar outros fatores, como o valor máximo de carga, que é determinado por questões de seguro de cargas. O sistema impõe restrições ao valor da mercadoria que os veículos podem transportar na rota, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Política de Gerenciamento de Riscos (PGR) e pela apólice de seguros.

Além de definir a melhor rota, os sistemas de ponta também contam com a ferramenta de rastreamento. Isso permite monitorar os veículos e verificar se, de fato, estão cumprindo a rota.

 

Importância do sistema de roteirização na logística

A tecnologia é a melhor aliada na gestão logística. Afinal, não é mais conveniente realizar as operações manualmente, que além de gastar tempo, estão mais propensas aos erros humanos. Hoje, implementar um sistema de roteirização é fundamental para empresas de transporte. Isso porque além de agilizar as entregas, reflete em outros aspectos como na economia, tanto de recursos quanto de tempo.

Isso ocorre porque o roteirizador é usado para diminuir os custos operacionais logísticos associados à rota. Essa roteirização pode se basear no tempo, na distância percorrida ou na qualidade das vias. Veja de que maneira estes sistemas contribuem para as operações de entrega.

 

Otimização de tempo

Sem dúvidas, uma das maiores contribuições do sistema de roteirização é aprimorar a gestão de tempo. Ao se utilizar deste artifício, é possível prever, com mais facilidade, problemas que possam afetar as entregas. Entre eles trajetos longos e lentos, áreas de risco e o acesso às rodovias e centros urbanos.

O roteirizador irá traçar a rota ideal para otimizar o trabalho dos profissionais, fazendo com que os motoristas cheguem mais rápido aos clientes, e ainda, programando o itinerário de acordo com as janelas de tempo. Assim, resulta em uma garantia de rapidez e qualidade nas operações.

 

Economia dos custos logísticos

Perder menos tempo no trânsito permite ao motorista dar conta de todas as entregas sem precisar fazer horas extras que custam caro para a empresa. Além disso, roteirizar as entregas permite traçar rotas mais curtas, reduzindo os quilômetros rodados. Isso resulta em dois benefícios diretos: redução de custos com combustível e com manutenção de veículos.

Esta ferramenta também auxilia a escolher trajetos por vias asfaltadas e melhor conservadas. Desta forma, ajuda a aumentar a vida útil do veículo e minimizar a incidência de danos e a necessidade de reparos emergenciais. Como adiantado, isso contribui para menos gastos em consertos.

 

Segurança da carga e dos motoristas

Escolher a melhor rota também envolve criar parâmetros no sistema de roteirização para evitar regiões consideradas perigosas, visando a segurança da carga e do motorista. Com isso, as chances de os motoristas fazerem curvas bruscas (por se confundirem com a rota), andarem em alta velocidade para cumprir prazos e pegarem atalhos em ruas desconhecidas e suspeitas, correndo risco de assaltos ou acidentes, diminuem drasticamente.

O roteirizador também parametriza os embarques considerando a PGR. Dessa forma, as cargas de um determinado veículo não excedem o limite máximo, conforme apólices de seguros vigentes.

 

Redução da ociosidade e aproveitamento dos recursos

Um roteirizador também pode te ajudar a avaliar a necessidade dos veículos e, quem sabe, até reduzir a quantidade necessária para atender a operação. Ainda, de acordo com a capacidade de cada um, é possível aproveitar a sua lotação máxima. Consequentemente, entrega-se mais pedidos em menos tempo durante uma única viagem.

A roteirização reduz o tempo de viagem das operações, o que possibilita a realização de mais entregas/serviços dentro do expediente do motorista. Com isso, temos uma redução na ociosidade de frota, com aproveitamento máximo dos recursos e consequente aumento de produtividade.

 

Entregas rápidas e otimizadas com a TRB

A predominância do modal rodoviário no Brasil é um dos fatores determinantes para a ampla adesão de sistemas de roteirização. Portanto, é fundamental a necessidade de identificar a rota mais benéfica em termos de economia de recursos. Conte com a TRB para fazer as entregas de sua empresa de maneira eficiente e inteligente. Trabalhamos com tecnologia de ponta para garantir a satisfação de seus clientes. Entre em contato conosco e faça um orçamento.