Entenda o que é fulfillment e sua importância na logística

Hoje no e-commerce, um dos setores com maior número de reclamações é a entrega. Em logística, o fulfillment é um conceito criado com o intuito de entregar ao cliente final a melhor experiência possível através de práticas de excelência em todos os processos envolvidos.

O que é fulfillment?

Fulfillment é um conceito que envolve todas as atividades de um processo comercial, do registro do pedido até sua entrega, de forma atingir o maior grau de satisfação possível por parte dos clientes. É um termo originário do inglês que significa “cumprimento”, no sentido de “realização”. Vem do termo “order fulfillment” que em português seria algo como “cumprimento do pedido”.

Dentro de um contexto onde os clientes se tornam cada vez mais exigentes, surge a necessidade de métodos que tenham como objetivo a excelência de serviços, melhorando cada vez mais a experiência da compra. O fulfillment é um conceito que veio justamente pra abordar essa questão, conferindo maior agilidade, eficiência, diminuindo margem de erros e melhorando assim a satisfação do cliente final com todo o processo.

Assim sendo, o conceito de fulfillment envolve uso de melhores práticas logísticas em diversas áreas integradas, como recebimento de pedidos, armazenagem e controle de estoques, processamento de produtos, expedição, entrega, rastreio, suporte e até trocas e devoluções através de procedimentos de logística reversa.

Grandes empresas conseguem implementar esses processos internamente e até desenvolver suas próprias metodologias, no entanto devido à grande complexidade que essa metodologia envolve, o fulfillment é muitas vezes entendido como um serviço de outsourcing de supply chain, onde a fábrica ou loja, recebe o pedido e o terceiriza para um parceiro logístico qualificado que, a partir deste ponto, assume todo o processo.

A importância do fulfillment na logística

O mercado vem se tornando cada dia mais competitivo. Os padrões de expectativa estão cada vez mais altos. Assim sendo, se cercar de parceiros especializados para fortalecer as operações e poder proporcionar uma experiência positiva que agrade e fidelize o público, se tornou um ponto estratégico importante para se manter relevante.

Ao delegar o processo de fulfillment a um parceiro logístico, a empresa ganha espaço para se focar na sua atividade fim, reduzindo assim significativamente o stress na gestão do negócio. Também ganha a tranquilidade de trabalhar com um parceiro especializado em otimizar processos, bem como reduz custos através de alocação de recursos sob demanda.

Por fim, o mais importante, ao trabalhar com um parceiro no processo de fulfillment, a empresa garante um alto grau de satisfação por parte dos seus clientes, o que promove a reputação da empresa perante o público gerando fidelização e marketing orgânico. Um diferencial determinante em um mercado tão competitivo.

 

A TRB é uma empresa com tecnologia, recursos e competência para implementar práticas de fulfillment em todo o processo logístico de seus clientes parceiros.