O setor de e-commerce tem crescido cada vez mais, atendendo com facilidade e agilidade a necessidade de compra dos consumidores. Há um grande número de reclamações em relação à entrega, tanto por conta da demora na separação e envio quanto por recebimento de mercadoria errada. Para otimizar esse processo a logística tem o conceito de fulfillment que adota práticas de excelência em todas as etapas de compra.

O que é fulfillment?

O fulfillment envolve todo o processo comercial, do registro do pedido até sua entrega, de forma atingir a maior  satisfação possível por parte dos clientes. É um termo originário do inglês que significa “cumprimento”, no sentido de realização. Vem do termo “order fulfillment” que em português seria algo como: cumprimento do pedido.

Os clientes estão cada vez mais exigentes com suas compras. Nesse contexto, surge a necessidade de métodos que tenham como objetivo a excelência de serviços, melhorando cada vez mais a experiência da compra. O fulfillment aborda essa questão, conferindo maior agilidade, eficiência e diminuindo margem de erros.

Envolve o uso de melhores práticas logísticas em diversas áreas integradas. Algumas delas são o recebimento de pedidos, a armazenagem e controle de estoques, o processamento, expedição, entrega e rastreio dos produtos, suporte e até trocas e devoluções com a logística reversa. Utiliza também sistemas modernos e etapas estruturadas para proporcionar mais agilidade.

Devido à grande complexidade que essa metodologia envolve, o fulfillment é visto como um serviço de outsourcing de supply chain. Nele, a loja recebe o pedido e o terceiriza para um parceiro logístico qualificado que assume todo o processo a partir desse ponto.

Algumas empresas preferem implementar esses processos internamente e até desenvolver suas próprias metodologias. Mas, ao trabalhar com um operador logístico especializado você garante métodos e resultados mais eficazes. Isso se deve ao fato de contar com uma equipe mais experiente, que possui conhecimentos e práticas consolidadas no setor. Ao optar por essa parceria, você pode aproveitar o expertise e a especialização do operador logístico para alcançar melhores resultados em sua cadeia de suprimentos.

Sua importância na logística

À medida que o mercado se torna cada dia mais competitivo, devido aos padrões de expectativa em constante elevação, torna-se imprescindível cercar-se de parceiros especializados. Essa estratégia fortalece as operações e, consequentemente, proporciona uma experiência positiva, com o objetivo de fidelizar o consumidor.

Ao optar por delegar o fulfillment a um parceiro logístico, você pode direcionar a atenção de forma mais eficiente à atividade principal da empresa. Como resultado, isso não apenas reduz o estresse relacionado à gestão do negócio, mas também otimiza os processos e contribui para a diminuição de custos. Afinal, essa estratégia permite a alocação de recursos de acordo com a demanda, trazendo benefícios significativos para a organização.

Ao trabalhar com um parceiro no processo de fulfillment, a prioridade é garantir a satisfação dos clientes, fortalecendo a reputação da empresa, gerando fidelidade e marketing orgânico. Um diferencial determinante em um mercado tão competitivo.

Fulfillment com a TRB

A TRB Transporte e Logística oferece soluções especializadas de fulfillment, garantindo excelência em todas as etapas do processo. Entre em contato conosco para otimizar suas operações, proporcionar uma experiência positiva aos seus clientes e fortalecer sua posição competitiva no mercado.