As empresas que reconhecem a logística como uma das principais áreas do negócio estão no caminho certo. Para conquistar um lugar de destaque no mercado, o planejamento logístico deve ser levado a sério dentro da organização. Se você pretende saber como executá-lo de forma correta, acompanhe este artigo que a TRB preparou.

 

O que é planejamento logístico e qual sua importância?

O setor logístico compreende uma cadeia de atividades gerenciais e operacionais que devem funcionar em perfeito alinhamento. Nesse sentido, planejar a logística é identificar e entender todas as variáveis que influenciam nestes processos, como o transporte e a armazenagem de mercadorias, traçando estratégias a fim de otimizá-las.

Com um planejamento logístico bem estruturado, é possível minimizar os erros e aperfeiçoar as operações. Dessa forma, isso só traz vantagens à saúde dos negócios, reduzindo custos e até mesmo aumentando a competitividade da empresa.

 

Principais passos de um planejamento logístico

Agora que você sabe que o planejamento logístico é fundamental para os empreendimentos, vamos a algumas ações que farão total diferença em sua elaboração.

 

Definição de objetivos

Em primeiro lugar, ao elaborar o planejamento logístico precisa-se definir os objetivos da operação e traçá-los como metas. Esses objetivos podem incluir a redução de custos, a melhoria na qualidade do serviço, o aumento da eficiência, entre outros. Tendo isso em mente, é possível fazer o mapeamento dos processos já com olhar direcionado para os objetivos. Por exemplo, se um dos objetivos traçados é melhorar a disponibilidade de produtos no estoque, isso será examinado com mais atenção no mapeamento.

 

Análise da demanda

Analisar a demanda dos clientes é importante para prever as necessidades que impactam outros processos como o transporte e armazenamento de mercadorias. Inicialmente, essa análise deve considerar fatores como sazonalidade, tendências de mercado e variações na demanda.

Para prever demandas futuras, é necessário ter acesso ao histórico de vendas da empresa. Por isso, ao analisá-lo o gestor deve elaborar uma estratégia que consiga manter o estoque abastecido e a rede fornecedora alerta. Esta previsão de demanda ajuda também as distribuidoras a lidarem com variações de pedidos e a conhecer melhor seus clientes, auxiliando nas tomadas de decisões e nos planejamentos estratégicos.

 

Gestão de Estoque

A gestão de estoque é crucial em um planejamento logístico. Isso porque a falta de mercadorias pode levar a perdas de oportunidades de vendas enquanto que o excesso resulta em altos custos de armazenamento e maior probabilidade de avarias, perdas ou quebras.

Sendo assim, a palavra-chave é equilíbrio. Algumas estratégias para acertar na gestão de estoque podem incluir a previsão de demanda já mencionada, definição de níveis de estoque de segurança, utilização de sistemas de gestão de estoque, entre outros.

 

Estratégia de transporte e planejamento de rota

O foco na qualidade do transporte é essencial na área logística, pois é nesta etapa que as mercadorias vão até outro ponto de venda ou consumidor final. Nos casos em que a empresa não tenha frota própria, é comum os gestores recorrerem às transportadoras. No entanto, ao prestar este serviço as empresas devem traçar uma estratégia de transporte com base em fatores como a análise da demanda, que pode incluir o uso de transporte fracionado, transporte dedicado, entre outros.

Em relação ao transporte, o planejamento da rota deve ser uma prioridade. Ele é essencial para evitar atrasos, consumo extra de combustível, assim como para proporcionar segurança ao motorista e à carga. Para defini-la, é preciso considerar variáveis como, por exemplo, distância, condições das estradas, trânsito etc.

 

Definição de estrutura de armazenagem

Primeiramente, é preciso definir a estrutura de armazenagem, que pode incluir a escolha do tipo de armazém, localização, os equipamentos necessários, entre outros. Além disso, na política de armazenagem, a empresa também deve estar preparada para as variações de demanda por motivos sazonais ou econômicos.

 

Controle/monitoramento do desempenho

É necessário determinar os indicadores de desempenho da operação logística para garantir que a performance será medida de acordo com os objetivos traçados. Monitorá-los constantemente permite identificar possíveis problemas e oportunidades de melhoria na operação.

Estabeleça objetivos claros, e com base neles, crie indicadores operacionais (acompanhamento diário) e estratégicos (medidos mensalmente) eficazes. A dica é deixá-los visíveis para que sejam acompanhados e monitorados por toda empresa.

 

Planejamento logístico com a TRB

A vantagem de uma parceria com um provedor logístico com expertise de mercado como a TRB Transporte & Logística é poder ter a segurança de que o planejamento logístico sempre estará bem alinhado. Conte com nossos serviços, entre em contato e faça seu orçamento.